unnamed

Focos positivos do Aedes Aegypti são encontrados em Bento Gonçalves

A prevenção é a melhor forma de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Em Bento Gonçalves desde o início do ano, 20 focos positivos já foram encontrados. Os bairros com maior incidência são Botafogo, São Roque, Ouro Verde, Zatt, Conceição, Pomarosa e Santa Helena.
O ambiente ideal para a criação do mosquito é na sombra, com água limpa e parada. As larvas são adaptadas ao calor. Por isso, é importante que cada cidadão faça a sua parte e siga as orientações dos profissionais da Vigilância Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente, para eliminar os criadouros do mosquito.

 

Verificar o seu quintal com freqüência, 15 min por semana são suficientes para eliminar criadouros (que são todos os depósitos que podem acumular água e servir para proliferação do mosquito). A fêmea do mosquito Aedes aegypti deposita seus ovos nas paredes internas de recipientes que tenham ou que possam acumular água parada. Em contato com a água, os ovos evoluem até se transformarem em mosquitos adultos. Quanto mais quente e úmido o clima, maior será a população de mosquitos.

 

O principal criadouro do mosquito é o lixo espalhado pelo meio ambiente. Potes, garrafas, plásticos, pneus acumulam água proliferando mosquitos, além de servirem como abrigos para outros insetos que podem ser prejudiciais à nossa saúde, como baratas, carrapatos e animais peçonhentos.

 

Observe o ambiente em que você vive. Elimine ou guarde em local coberto os depósitos que possam acumular água. Eliminar os criadouros do mosquito ainda é a melhor estratégia para evitar essas doenças.

 

A Secretaria realiza desde o início do ano a pulverização nos principais pontos, também é realizada fiscalização. Denúncias podem ser encaminhadas para o 0800-600-4567.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *