felipe de david

Cirurgias plásticas combinadas apresentam vantagens ao paciente

Por Dr. Felipe de David

Muitas pessoas questionam sobre a viabilidade da realização de cirurgias plásticas de forma combinada. É possível? A resposta é sim: não somente se torna viável como também é recomendado em alguns casos. A comunidade médica, especialista na área plástica, indica a redução do trauma cirúrgico como a principal vantagem de aliar mais do que um procedimento ao mesmo tempo.

Mas atenção: essa é uma avaliação que cabe à credibilidade de um profissional membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois é necessário observar os riscos da escolha. De forma geral, amenizar o que os médicos chamam de trauma cirúrgico influencia no pós-operatório e no tempo de retorno às atividades normais. Por isso, é necessário garantir que o paciente esteja em ótimo estado clínico e com peso estável por um período razoável, além de não apresentar doenças associadas.

Outra vantagem da cirurgia combinada é que o paciente não se expõe a riscos duas ou três vezes. Ao contrário, desde que seja bem planejada por um profissional competente e o paciente atenda às indicações cirúrgicas, o resultado tende a ser bem sucedido. Para diminuir custos da operação e internação e otimizar o período de recuperação do paciente, é preciso haver uma sintonia entre os procedimentos: as cirurgias devem ser similares e ter o mesmo objetivo.

A lipoaspiração, por exemplo, combina com a abdominoplastia, implante de prótese de silicone nas mamas ou redução mamária. A abdominoplastia com lipoaspiração na região das coxas ou implante mamário com lipoaspiração dos braços tem boa indicação, pois são regiões próximas. Cirurgia nos braços e nas coxas, quando feitas juntas, também funcionam, pois são áreas de movimento e locomoção. Por outro lado, a combinação de implante de prótese na região dos glúteos e cirurgias na parte frontal do corpo, como mamas ou abdômen, é um exemplo não aconselhado, já que o paciente não pode deitar ou apoiar sobre o local operado.

Contudo, no saldo final, a busca por uma melhora na autoestima faz com que a opção pelas cirurgias combinadas fique ainda mais atrativa e encoraje os pacientes a passarem pela ala cirúrgica uma única vez. Também é fundamental que a indicação de uma cirurgia plástica seja sempre discutida com um cirurgião plástico de confiança, com qualificação e credibilidade para realizar os procedimentos de maneira assertiva.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *