Odair Zenni

Arquivo Histórico tem cerca de 500 mil itens no acervo

A cultura de um povo é o seu maior patrimônio. Preservá-la é resgatar a história e perpetuar valores. Essa frase sintetiza a importância do Arquivo Público Histórico Municipal de Bento Gonçalves, coordenado atualmente por Odair Zeni, que substituiu a historiadora Assunta De Paris em fevereiro de 2019.

 

Odair Zeni, que já tem uma história atrelada a prefeitura municipal, assumiu o Arquivo Histórico Municipal no início de 2019, à convite do Secretário de Cultura, Evandro Soares. De acordo com Zeni, atualmente o arquivo histórico conta com um número aproximado de 500 mil itens, entre documentos de diferentes épocas da história. O espaço conta com cerca de 60 atendimentos presenciais por mês. Para Zeni, o maior desafio no início foi organizar os documentos.

 

“Eu tinha que identificar todos os aspectos do arquivo, saber qual era a parte histórica, que documentos continham aí. Essa parte histórica tem o registro desde o início da formação da cidade, dos imigrantes que vieram pra cá e muitas famílias buscam informações sobre seus ancestrais. Muitos pesquisadores aproveitam o espaço do arquivo para construir até mesmo a história de suas famílias”, explica.

 

“A prioridade agora é fazer todo plano de modernização do arquivo, com informatização e digitalização dos documentos, melhorar o campo de pesquisa e intercambiar, estar em contato permanente com o arquivo histórico do Estado e com o pessoal da Itália também, com quem conversamos muito. Temos muito contato com a Universidade de Trento. Independentemente de etnias, temos o Circolo Trentino, que se articula muito bem e seguidamente recebemos o pessoal que tem intenção em saber sobre o processo de imigração”, conta.

 

Ainda, segundo Zeni, “a missão, além do plano de modernização, é buscar parcerias para termos recursos e melhorar todo o processo. Queremos ter uma oficina de restauro e vamos ter que buscar apoio. A iniciativa privada pode ser parceira. Queremos que o arquivo se torne mais visível para as pessoas e que elas entendam a importância que ele tem. Esse é um trabalho de longo prazo e o desafio é montar o plano e começar a trabalhar. O arquivo é a alma e a história da cidade”, salienta.

 

O Arquivo Histórico está localizado ao lado da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, na Rua 10 de Novembro, 190, Botafogo, no Complexo Administrativo da prefeitura de Bento Gonçalves. Mais informações pelo telefone 3055 7138.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *