plenario (1)

Câmara de Vereadores de Bento vota dois projetos nesta segunda

Convênio Gemellaggio e moção de aplauso estão na pauta

Dois projetos estão na pauta da sessão da Câmara de Vereadores para esta segunda-feira (10). Uma das matérias é de origem do Executivo e a outra do Legislativo.

O primeiro projeto em votação é o PLO 4/2020 trata de inclusão de três cidades no protocolo de intercâmbio cidades irmãs “Gemellaggio”, tais quais Isera, Brentonico e Mori. O Gemellaggio possibilitou que dezenas de jovens de Bento Gonçalves fossem realizar cursos de gastronomia e várias professoras da rede municipal fossem cursar língua italiana junto às cidades gemelatas, tendo sido um êxito importante no passado quando os Municípios gozavam de melhores recursos.

Atualmente existem cinco cidades irmãs, tais quais, Rovereto, Nogaredo, Terragnolo, Trambileno e Villa Lagarina, e o projeto de lei que segue em anexo acrescenta mais três cidades. Isera é uma comuna italiana da região do Trentino-Alto Ádige, província de Trento, com cerca de 2.471 habitantes, estende-se por uma área de 14km2, tendo uma densidade populacional de 177hab/km2. Faz fronteira com Villa Lagarina, Ronzo-Chienis, Rovereto, Nogaredo e Mori. É cidade do Marzemino, vinho decantado por Mozart e incluído em sua obra Don Giovani, origem das nossas famílias Luzzi e Conzatti.

Mori é uma comuna italiana da região do Trentino-Alto Ádige, província de Trento, com cerca de 9.723 habitantes, estende-se por uma área de 34km2, tendo uma densidade populacional de 249hab/km2. Faz fronteira com Arco, Ronzo-Chienis, Isera, Rovereto, Nago-Torbole, Brentonico, Ala. Já teve importante indústria de móveis e também é origem da família Longhi. Brentonico é uma comuna italiana da região do Trentino-Alto Ádige, província de Trento, com cerca de 3.621 habitantes, estende-se por uma área de 62km2, tendo uma densidade populacional de 58hab/km2. Faz fronteira com Mori, Nago-Torbole, Malcesine (VR), Ala, Avio. Possuí coral e atividade voltadas a videira, e também origem da família Pedrotti. Com a adesão de mais três cidades, amplia-se a capacidade das cidades da Vallagarina em hospedar e dar suporte a grupos de intercâmbio e estudo; aprofunda-se as relações com Isera, terra do Marzemino e diversos vinhos DOC e de fortes atividades turísticas; reativa-se e se incrementa as ações com a Escola Alberghiera de Rovereto onde mais de 60 jovens de Bento cursaram gastronomia, e a Escola de San Michele AI Adige, referência europeia no estudo da enologia.

Já o segundo projeto que vai à votação é a Moc 1/2020, de autoria do vereador Edson Biasi (Progressistas), que trata de Moção de Aplauso ao Jornal Semanário, pelas informações e esclarecimentos prestados a comunidade de Bento Gonçalves, em especial referente a matéria que trata do protagonismo do suco de uva na capital do vinho.

A sessão começa às 15h e terá transmissão ao vivo nas páginas da Câmara no YouTube e no Facebook.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *