trem

Projeto “Trem da Serra Gaúcha” foi debatido com chineses em reunião realizada em Caxias do Sul

A Serra Gaúcha poderá ter o tão sonhado trajeto do chamado “trem regional”, que ligaria pelo menos 14 municípios da região da Serra. O projeto intitulado “Trem da Serra Gaúcha” foi debatido na última quarta-feira (5) na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Silvio Pasin representou Bento Gonçalves no encontro.

O intuito do projeto é a construção de uma ferrovia para ligar os 14 municípios da região: Bento , Garibaldi, Carlos Barbosa, Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará, Jaquirana, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Vacaria – por meio de uma ferrovia para o transporte de passageiros e de carga.

Representantes da empresa China Railway participaram da reunião. A China Railway é responsável pela construção de 70% das rodovias chinesas e deverá, também, se encarregar desse projeto.

De acordo com a proposta, a ferrovia deverá ser construída em quatro partes. Inicialmente, a prioridade deverá ser o trajeto Bento Gonçalves – Caxias do Sul.

O próximo passo será a elaboração de um relatório pelo escritório brasileiro e enviado para a matriz chinesa, com o objetivo de analisar a viabilidade econômica e financeira do projeto.

 

3 respostas
  1. Claudio Lemes Louzada
    Claudio Lemes Louzada says:

    É um projeto interessante. Acredito que a primeira fase terá como destino final a cidade de Caxias do Sul, o aeroporto de Vila Oliva. Uma segunda fase, acredito, também ligada ao aeroporto de Vila Oliva com ligações entre Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.
    Pelo traçado proposto é uma ferrovia de 422 Km, inclusive com parada em Jequirana (?) que aumenta o percurso em aproximadamente 30 Km. Ainda não entendi o porquê da inclusão dessa cidade de 3.716 habitantes. Saudações,

    Responder

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *