felipe de david

Cirurgia plástica no verão: o que você precisa saber

Por Dr. Felipe de David 

Cirurgião Plástico 

Muitas pessoas acreditam que as cirurgias plásticas devem ser realizadas nas estações mais frias, mas isso não é uma regra. Pode não parecer, mas o verão também é uma época em que são realizadas muitas cirurgias plásticas. Com a agenda da clínica menos disputada do que no inverno – além de muitos pacientes estarem em férias, folga ou recessos – os meses iniciais do ano também são bastante procurados para procedimentos estéticos. Além disso, cirurgias como prótese de mama, por exemplo, apresentam pequeno período de recuperação. Assim, logo o corpo estará pronto para a mesma temporada de verão.

Apesar de apresentar mais inchaços em épocas quentes e as malhas compressivas incomodarem um pouquinho mais, o resultado é o mesmo – independentemente da época do ano. Mas claro que essa condição se concretiza desde que os cuidados pós- operatórios sejam respeitados, afinal, um corpo saudável se recupera de uma cirurgia em qualquer clima.

É importante ressaltar, portanto, que não existem problemas em operar no verão, mas vale enfatizar que os cuidados precisam ser redobrados, especialmente em relação ao sol, cuja exposição direta deve ser evitada pelos primeiros 30 dias (além da proteção extra com bastante protetor solar e roupas adequadas durante o período dos três primeiros meses). Essa recomendação precisa ser seguida rigorosamente, pois como cada procedimento gera um tipo e tamanho de cicatriz, a exposição ao sol pode deixá- la mais escura e evidente, além de causar manchas pelo corpo.

Qualquer que seja a cirurgia procurada, entretanto, é necessária uma boa conversa com seu cirurgião plástico. Ele vai saber avaliar seu caso, identificando benefícios e cuidados que devem ser tomados no pós-operatório. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica também faz um alerta com relação à escolha do profissional e do local adequado para a realização dos procedimentos. A orientação é que o paciente sempre verifique se o cirurgião é membro associado ou titular da Sociedade para garantir a seguridade da cirurgia.

Os mais requisitados

Dentre os procedimentos mais procurados para o verão, lideram a preferência dos pacientes as próteses de mama – junto às cirurgias de seio, como mastopexia, mastoplastia redutora, mastoplastia de aumento e a reconstrução mamária –, lipoescultura – que consiste na retirada de gordura de algumas regiões do corpo com posterior enxerto em outras regiões deficientes – e rinoplastias – procedimentos que remodelam o nariz.

BENTO GONÇALVES 

Rua Dr. José Mário Mônaco, 227 

Sala 905, Centro 

Fones: (54) 3702.4113

(54) 99970.4113

felipe de david

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *