Encontro do Mercosul

Encontro do Mercosul segue até esta quinta-feira

Até está quinta-feira,05, Bento Gonçalves recebe a 55ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, e Reunião do Conselho do Mercado Comum.

O encontro, realizado no Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos contará com a presença do presidente do Brasil Jair Bolsonaro, presidente da Argentina Mauricio Macri, presidente do Paraguai Mario Abdo Benitez, vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky, Chancelers do Chile e da Guiana. Além de representantes do Suriname, Peru, Colômbia, Equador e da Bolívia, um dos mais antigos estados associados do Mercosul. A Venezuela encontra-se com seus direitos e obrigações suspensos.

O Ministério de Relações Exteriores está em contato com a Prefeitura de Bento Gonçalves e os demais órgãos que estarão envolvidos no encontro, há alguns meses. A expectativa é de que 3 mil pessoas estejam na cidade para o evento, entre chefes de Estado, ministros, assessores, agentes de segurança e imprensa. Desde segunda-feira, 02, já estão sendo realizadas reuniões com Ministros e representantes dos Estados Parte.

Nesta quarta-feira, 04 será realizada a Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC), que antecede a Cúpula. O encontro reúne Ministros e Chanceleres com objetivo de adiantar as negociações, acordos e resultados. Entre os acordos a serem discutidos estão o do reconhecimento de indicações geográficas, ou seja, isso significa que poderão comercializar mercadorias com esses nomes somente se tiverem sido produzidas nestas regiões do Brasil, como o vinho do Vale dos Vinhedos.

A 55ª Cúpula de Chefes de Estado do MERCOSUL e Estados Associados será realizada no dia 05 de dezembro, na parte da manhã.   Os países do MERCOSUL equivalem à quinta economia do mundo. Desde sua fundação, as trocas comerciais do agrupamento multiplicaram-se quase dez vezes: de US$ 4,5 bilhões, em 1991, para US$ 44,9 bilhões, em 2018.

Bloqueio no trânsito

Nos dias 04 e 05 de dezembro o trânsito estará bloqueado nas proximidades do Hotel e Spa do Vinho e Vinícola Miolo.

Moradores de Monte Belo do Sul e Santa Tereza também devem utilizar rota alternativa para acesso ao Município entrando por Santa Lúcia e acessando o 15 da Graciema, no Vale dos Vinhedos.

Forças de segurança monitoram os locais.

Encontro do Mercosul

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *