Seminário

1º Seminário Municipal de Migrações Recentes ocorre no próximo dia 10, em Bento Gonçalves

No dia 10 de dezembro ocorre na Fundação Casa das Artes o 1º Seminário Municipal sobre Migrações Recentes. O evento é realizado pela Secretaria da Cultura e Conselho Municipal de dos povos Tradicionais de Matriz Africana (CMPTMA) através da Comissão Intersetorial para Povos Imigrantes de Matriz Africana e Etnia Negra (CIPIMAEN).

O Seminário acontece após à reunião realizada pelo Conselho que teve a participação de haitianos e senegaleses que relataram suas histórias, desde a partida de suas pátrias às dificuldades enfrentadas no município. Nesta ocasião foi formada a Comissão que fez uma ficha cadastral em idioma Criolo, que foi deixada nos CRAs e Postos de Saúde do município. Dessa forma, por meio das fichas preenchidas pode-se realizar o mapeamento destes imigrantes e conhecer as suas realidades.

A presidente do CMPTMA e coordenadora da CIPIMAEN, Lisiane Pires, destaca que o evento pioneiro no município traz um exercício de empatia e de cidadania: “precisamos ampliar nossas relações com essa comunidade para diminuir as barreiras da comunicação com urgência. Fortalecê-los dentro da nossa sociedade porque a gente entende que já são cidadãos bento-gonçalvenses, pois temos imigrantes senegaleses e haitianos que moram no município há 13 anos”.

O Seminário irá debater as propostas da Comissão como diminuir as barreiras de comunicação com a comunidade imigrante; criação do CRAI (Centro de Atendimento aos Imigrantes); oficinas de Crioulo e Francês (Haitianos Voluntários) para funcionários de cada Secretaria e representantes de empresas locais e hotéis; oficinas de Português nas escolas (professores e Haitianos voluntários); e oficinas de Empreendedorismo com foco em projetos culturais, educação, culinária e outros, fortalecendo seus vínculos socioculturais.

O 1º Seminário Municipal sobre Migrações Recentes de Bento Gonçalves tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI) do IFRS Bento Gonçalves, Movimento Negro Raízes e Adupé Produtora.

Programação

18h30 – Recepção – Coffe Break com apresentação de vídeos
19h – Abertura do Evento
19h30 – Palestra Dr. Gustavo Oliveira De Lima Pereira – PUC-RS
20h30 – Palestra do Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul
21h10 – Mesa de Debates
Dr. Gustavo Oliveira De Lima Pereira – PUCRS
Assistente Social Vanessa Perini Moogen – Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul
Diogo Segabinazzi Siqueira – Secretário Municipal de Saúde
Sirlei Bortolini, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI) do IFRS Bento Gonçalves
Marcus Ribeiro – Coordenador do Movimento Negro Raízes
Moïse Herve Emmanuel Lafleur – Tradutor representante da Comunidade Haitiana

Seminário

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *