Assinatura de convênios

Prefeitura assina convênios do Fundo Municipal de Cultura

Nesta quinta-feira, 28, ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura a assinatura dos convênios dos projetos do Fundo Municipal de Cultura do Edital 2019/01 “Cultura para Todos”. Foram disponibilizados recursos financeiros na ordem de R$ 765.000, fixando um teto de até R$ 33 mil reais por projeto cultural concorrente. Vinte e dois projetos foram contemplados nas áreas de Música, Literatura, Artes Cênicas, Tradicionalismo, Audiovisual, Artesanato e serão executados ao longo de 2020.

O ato oficial teve início com a fala do proponente Rogério Rodrigues que executou em 2019 o projeto “Contantes” Focada no gênero narrativo e produção de contos, o projeto teve uma oficina gratuita, ministrada pelo professor Douglas Ceccagno, que inspirou novas vozes a aperfeiçoar os sentidos de quem quer conhecer um pouco mais os mecanismos da escrita. Ao fim dos encontros, foi publicada uma antologia dos melhores contos produzidos na oficina, com capa do ilustrador Humberto Nunes. A antologia foi distribuída ao público presente. E a participante Camila Ferreto deu o seu depoimento sobre o projeto.

Rodrigues ressaltou que “o projeto sempre buscou atender todas as dimensões principais: social, artística e econômica. Ele trouxe algumas inovações como a oficina que qualificou novos escritores, atendendo uma demanda que não tem em nossa região. O Fundo Municipal de Cultura é um instrumento democrático que alcança a maior parte da sociedade bento-gonçalvense com iniciativas bem desenvolvidas. É preciso dar continuidade, pois é necessário ter um mercado cultural que a Cultura se sustente por si própria”.

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Vinícius Nardi, destacou que “Bento Gonçalves está vivendo nos últimos anos com a recorrência do Fundo Municipal de Cultura um pujante cenário cultural. Isso tem trazido um reconhecimento estadual e interno, entre nós, como coletivo, com força impulsionadora não da transformação apenas cultural gerada pelas nossas ações, mas pelo poderio de transformação sócio-econômica que é dado pela Cultura”.

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, salientou que “neste ano de 2019, o município, por meio de suas políticas públicas desenvolvidas pelo atual governo, recebeu uma premiação da Assembleia Legislativa e isso coroa um trabalho realizado. E todo ano quando é lançado o Edital e mantido o investimento na área da Cultura a gente tem certeza do retorno que isso traz seja no entretenimento, nas vivências, na criação de público, de novas linguagens e novos nomes. E isso também reflete no setor da Economia Criativa que gera emprego e renda e traz muitos resultados”.

O Prefeito Guilherme Pasin parabenizou a todos os agentes culturais e artistas e a todos que fazem da cultura “uma ‘bolha de oxigênio’ nesse mundo estressante que vivemos. O que o município conquistou na área cultural é impressionante e é algo que só conseguimos medir quando outras cidades vem a Bento buscar subsídios para serem implementados em suas administrações ou quando somos reconhecidos por premiações que perpassam as fronteiras regionais. Nesse itinerário de políticas públicas para a Cultura, buscamos sermos os mais democráticos e plurais possíveis. O posicionamento de nosso município está ligado altamente ao nosso caráter cultural. Sociedade nenhuma se desenvolve sob qualquer aspecto sem não tiver apreço por essa sensibilidade”.

Desde 2013, 160 projetos já foram contemplados. Neste ano, o Fundo Municipal de Cultura foi premiado com certificado de reconhecimento no Prêmio Gestor Público realizado pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec – entidades representativas da categoria dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do RS.

A cerimônia contou com a presença de Cristiane Caron, coordenadora Esportiva, que auxiliou na tradução em Libras.

Fotos:  Jose Martim Estefanon 

Assinatura de convênios

público

prefa

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *