aids 2

Dia Mundial de luta contra a Aids é celebrado com oferta de testes rápidos na Via del Vino

Dia 1º dezembro é comemorado o “Dia Mundial de Luta contra a Aids”. Para isso, a Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e das Unidades de Saúde, realiza neste sábado, 30, uma atividade de prevenção com a oferta de Testes Rápidos na Unidade Móvel. A ação ocorre das 8h às 12 horas, na Via Del Vino.

Os testes são gratuitos, sigilosos e necessitam que seja apresentado o Cartão SUS e Identidade.

O acesso a informações corretas e o uso do preservativo em todas as relações são a melhor forma de prevenção da infecção pelo HIV e, o diagnóstico precoce é a melhor maneira para facilitar que as pessoas que vivem com HIV/Aids tenham melhor qualidade de vida.

Durante o ano todo, estão sendo oferecidos os Testes Rápidos para as Hepatites B e C, além de Testes Rápidos de HIV e Sífilis, no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e junto às Unidades Básicas de Saúde. O agendamento pode ser realizado pelos telefones das Unidades ou do SAE/CTA (3055-8484).

Formas de transmissão do HIV:

* Sexo desprotegido, expondo homens e mulheres de qualquer idade, independente do tipo de relação sexual que praticam (vaginal, oral e anal);

* Da mãe para o filho na gestação, parto e amamentação;

* Compartilhando materiais que apresentam sangue (cachimbo do crack, canudo de aspirar cocaína e drogas injetáveis).

Não ocorre transmissão:

* Suor, lágrima, aperto de mão, abraço, sabonete, toalhas, talheres, copos, chimarrão, picada de inseto, assentos, piscinas e banheiros.

aids 2

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *