black

Black Friday contabiliza quase 5 mil reclamações

Propaganda enganosa é o principal motivo de queixas dos consumidores

Black Friday 2019 já reúne milhares de reclamações. De acordo com um levantamento do Reclame AQUI, os consumidores fizeram 4.800 queixas no período entre 11h de quarta (27) e meio-dia desta sexta (29). Esse número é 44% maior do que a quantidade de contestações no mesmo período no ano passado, quando foram registradas 3.332 reclamações. O principal motivo das queixas é propaganda enganosa, responsável por quase 29% do total.

Assim como no ano passado, os celulares são os produtos com mais reclamações. Por reunir diversas promoções, muitas pessoas consideram a Black Friday um momento ideal para comprar um novo smartphone. Este ano, estão na lista dos mais buscados o Galaxy A50, o Redmi Note 8 e o Galaxy A20. Além dos celulares, tênis, componentes, peças e acessórios, TVs e cartões de crédito também estão entre os itens que mais geraram reclamações.

Na primeira metade da Black Friday, a Americanas.com e o KaBuM! são as lojas com mais queixas, totalizando 148 cada. Casas BahiaMagazine Luiza e Méliuz também estão no ranking de empresas mais reclamadas. A maioria dessas reclamações é sobre propaganda enganosa, mas vale ressaltar que o número de queixas é proporcional à quantidade de vendas da loja. Isso significa que é comum que as empresas maiores tenham mais reclamações, visto que elas também fazem mais vendas.

O Reclame AQUI está acompanhando as reclamações feitas pelos consumidores na Black Friday desde quarta-feira. Ao fazer uma queixa no site, o cliente tem a opção de indicar se ela é referente ao evento de compras. Até quinta à noite, já haviam sido registradas 2.537 reclamações na Pré-Black Friday e, nesta sexta de manhã, foram totalizadas 3.538 queixas. Agora, o número já passa de 4.800.

Veja a seguir a lista com as empresas mais reclamadas, os principais motivos das queixas e quais são os produtos com mais reclamações até agora na Black Friday 2019. O levantamento inclui dados reunidos até meio-dia desta sexta (29).

Empresas com mais reclamações na Black Friday 2019

  • Americanas.com – Loja Online: 148 reclamações
  • KaBuM!: 148 reclamações
  • Casas Bahia – Loja Online: 117 reclamações
  • Magazine Luiza – Loja Online: 115 reclamações
  • Méliuz: 109 reclamações
  • Saraiva – Loja física e online: 109 reclamações
  • Carrefour – Loja online: 94 reclamações
  • Adidas: 94 reclamações
  • Netshoes: 90 reclamações
  • Zee Dog: 86 reclamações

Principais motivos das reclamações

  • Propaganda enganosa: 28,69%
  • Problemas na finalização da compra: 11,23%
  • Divergências de valores: 9,44%
  • Atraso na entrega: 7,83%
  • Estorno do valor pago: 4,29%

Produtos com mais reclamações

  • Celular: 10,2%
  • Tênis: 6,67%
  • Componentes, peças e acessórios: 4,34%
  • TV: 3,7%
  • Cartão de crédito: 3,64%

Fonte: TechTudo 

black

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *