A saúde

Por Antonio Carlos Koff

Médico, Cientista, Filósofo, Humanista

Os principais cuidados com a saúde podem ser resumidos numa tríade fundamental: alimentação, exercício e desaceleração.

Os alimentos são divididos em três espécies: as proteínas, os lipídios ou gorduras e os glicídios ou carboidratos. As proteínas estão presentes em todos os seres vivos, participam de praticamente todos os processos celulares e podem ser encontradas em fontes de origem animal, como na carne, ovos, leite, peixe e também em fontes de origem vegetal, como nos cereais, feijão, soja, lentilha, grão de bico, nozes e sementes. São essenciais para o crescimento e a manutenção do corpo, sendo o principal componente estrutural de todas as células, particularmente dos músculos.

Os lipídios ou gorduras são insolúveis na água e fornecem energia para as células.

Os glicídios ou carboidratos são de origem predominantemente vegetal, exercem função energética e podem desempenhar função estrutural.

Numa refeição grande, bem equilibrada, devem constar esses três elementos, e não só é importante selecionar a qualidade do que se vai comer, mas também saber dosar corretamente as proporções.

A conformação dos dentes nos indica que o ser humano é omnívoro, ou seja, pode comer de tudo, e isso é verdadeiro, mas ele precisa ter alguns cuidados. Como regra geral, pouco sal, pouco açúcar e pouca gordura, sendo conveniente fazer refeições mais frequentes e menos copiosas. Frutas, verduras e legumes têm sido propagados como os melhores e, em parte, isso é verdade. Mas não se deve esquecer dos cereais, que são muito importantes e representam o futuro da humanidade. Além disso, as frutas têm alto teor de acidez e convém consumi-las com moderação. Tudo o que provém do animal, deve ser reduzido, porque, além de representar seu impiedoso sacrifício, não é o melhor para o corpo. Da mesma forma, pão branco e farinhas brancas não são as melhores opções.

Importante comer devagar, mastigando bem os alimentos, sem pressa, tirando um tempo para isso. Se quiser ainda obter melhor proveito, procure, a cada bocado ingerido, emitir pensamentos de paz, harmonia e prosperidade, lembrando que está recebendo da fonte universal força para seu corpo e para suas realizações. Peça, naquela hora, que suas energias se renovem e o conservem com saúde. A mente é um imã e pode atrair o que você quer.

A verdade é que o leite e seus derivados, como manteiga, queijo, ricota, requeijão e outros são os maiores responsáveis, a longo prazo, pela arteriosclerose e entupimento dos vasos sanguíneos. Seria então o caso de se perguntar: “Como pode um alimento da natureza ser inconveniente para o ser humano”? Devemos, no entanto, nos lembrar que o leite de vaca foi feito para o bezerro, não para os seres humanos. Ademais, a natureza não quer que os mamíferos tornem a tomar leite depois de desmamados. Intolerância à lactose e outras é uma reação do organismo, que não deseja esse tipo de alimento, o qual pode ser substituído, com vantagem, pelo leite de soja ou de outros cereais, misturado a diferentes bebidas.

Do ponto de vista físico, o homem é o seu sistema osteomuscular. São os músculos que permitem ao ser humano expressar-se, permanecer de pé, locomover-se, alimentar-se, respirar, trabalhar, reproduzir-se ou exercer qualquer atividade.

Ter um bom sistema osteomuscular é da mais alta importância. Exercícios de contração e descontração muscular devem ser praticados com inteligência, persistência e moderação, sem chegar ao cansaço. Os anaeróbicos, por não produzirem aceleração cardíaca, nem respiratória, são os melhores. Com criatividade, podem ser praticados a qualquer momento e em qualquer ocasião. Exercícios aeróbicos, que tornam o indivíduo ofegante, sudorético e fatigado, produzindo ácido lático, são prejudiciais e acabam levando à senilidade precoce. Andar a pé, respirando ar puro, em ritmo normal, em temperatura agradável, evitando o cansaço, tendo a mente harmonizada com o cósmico, pensando na saúde e na beleza da vida, sempre com sentimento de gratidão, é, provavelmente, um dos melhores exercícios.

Importante também é saber resguardar-se da ação dos agentes físicos, como calor ou frio, vento, contusões, traumatismos, certos tipos de odores ou impurezas, ruídos intensos ou radiações muito fortes.

Evitar a prática de esportes competitivos, os quais provocam exaustão e desgaste físico, além de traumas frequentemente presentes. São válidos como espetáculo para as multidões, mas para os atletas tornam-se danosos, podendo até resultar em lesões definitivas, simplesmente porque o corpo não foi feito para essas violências.

Viver e trabalhar de modo desacelerado é resguardar-se do desgaste prematuro e do desperdício de forças, sendo, para isso, necessário acostumar-se a executar uma só tarefa de cada vez e não assumir compromissos acima das forças. Não diga SIM quando quiser dizer NÃO. Procure desenvolver sempre mais o poder de autocontrole e também levar em conta que o excesso de informações diminui a qualidade de vida.

saude-e-bem-estar-5

A maneira como se vive no lar ou no trabalho é fundamental na busca de resultados e objetivos. Querendo ou não, o indivíduo é afetado pelo meio ambiente. Conviver com inarmônicos, antagônicos ou com inimigos, recebendo radiações negativas, dificulta a concentração, atrasa a evolução, aumenta a insatisfação e acaba acarretando danos à saúde. Nada arruína mais o corpo, nada destrói de maneira mais impiedosa e nada corrói de modo mais funesto do que o sofrimento psicológico continuado, porém as consequências só aparecem muito tempo depois.

Não viva em ambiente hostil, não vale a pena. Perto dos amigos, longe dos inimigos, para louvar a Deus, essa é a verdadeira vida. Só assim atingirá seus mais altos ideais e poderá viver nas mais altas esferas do pensamento, na paz, no silêncio e na bem-aventurança.

Ame-se, converse com seu corpo, com seus olhos, com seu coração, seus pulmões, seus órgãos. Envie- lhes pensamento de amor, harmonia e de confiança. Eles são seus. Os pensamentos modelam o corpo, a face, a fisionomia. Influenciam os movimentos, o andar, e se manifestam de forma exuberante no todo que é a pessoa humana.

A imagem mental que cada um forma de si é o que construirá seu futuro. Quem se visualiza cheio de saúde, beleza, felicidade, prosperidade, atrai essas condições, sucedendo o contrário aos que pensam de modo oposto. Seu futuro depende do que você está pensando e fazendo AGORA.

A lei da mente é implacável: o que você pensa, você cria. O que você sente, você atrai. O que você acredita, torna-se realidade. A fé está na frente de todas as coisas e, sem ela, nada é possível realizar.

O ser humano precisa aprender a viver em harmonia com as leis da natureza, abster-se de quaisquer tipos de excessos, tomar bastante água e cultivar o repouso. Necessita também reservar um tempo para meditar. Deus fala através do sentimento interno.

Existe realmente um maravilhoso estado de harmonia interna, que pode proporcionar saúde, beleza, alegria e prosperidade e que deve ser constantemente procurado por aqueles que buscam o seu aperfeiçoamento.

Para haver harmonia interna é preciso ter amor e pensamentos positivos. Quando não amamos, sentimo- nos desligados de tudo e, consequentemente, das forças construtivas, e então um terrível sentimento de solidão nos invade. Nada é possível verdadeiramente construir sem amor, a verdadeira força que move o sol e as estrelas. Com frequência, certas pessoas são acometidas de uma sensação de fraqueza, de falta de forças, sensação de peso, de cansaço, que nada mais é do que a falta de amor, sem o qual não existe a faísca que provém da alma. O amor é o melhor dos remédios, o maior dos mestres, e é a única coisa que, quanto mais se dá, mais se tem para dar.

E muitos nos perguntam: “Mas, afinal, o que Deus quer de nós”? Temos sempre afirmado que a obra de Deus é perfeita, mas não está terminada. E Ele quer o auxílio de cada um para ir completando sua obra. Quer que você utilize todo o seu potencial, todos os seus dotes, a sua criatividade, sua capacidade, que você cresça e realize o máximo que puder, tornando-se, dessa maneira, um canal para a manifestação das obras de Deus.

Não tenha medo de crescer, não tenha medo de aparecer. Quando você cresce, o mundo cresce. Lembre-se sempre que, para andar em harmonia com o universo, é preciso ter um caminho.

Tudo, no entanto, sem nunca se esquecer da verdadeira finalidade da vida, que é a ETERNA LUTA ENTRE

O BEM E O MAL.

Não só é importante o quanto se vive, mas sim como se vive. Um dia você descobrirá que sem amor não somos nada.

A mente tem poder sobre o corpo e este tem o poder de se autocurar.

Se você atingir a maestria, poderá utilizar seu corpo pelo tempo que lhe aprouver e envelhecer sem ficar velho. Mas o tempo, a vida e as finanças não poupam ninguém, e um dia você terá que deixar este mundo.

Por mais parentes, amigos e conhecidos que você tenha, por mais bens materiais que possua, por mais

poder e influência que julgue possuir, terá de cruzar sozinho o umbral da transição e nada levará consigo. Nenhum bem será transportado, nenhuma pessoa lhe acompanhará. Nem pai, nem mãe, nem irmão, nem filho, nem amigos, nem ninguém poderá lhe acompanhar. Durante a passagem estará totalmente sozinho e entregue à sua própria sorte. Rogue para que seja suave e sem dor. Naquele dia e hora, seria bom lembrar ou dizer aquilo que deveria ter dito durante toda a vida: “LOUVAI AO SENHOR”.

Melhor ainda que antes tenha dito: “Ando no meio das trevas, das traições, dos perigos e da morte, mas nem as trevas, nem as traições, nem os perigos e nem a morte me amedrontam porque Deus está comigo”.

Mas é preciso também agradecer. A gratidão abre a porta para maiores bênçãos.

t-cnicas-de-relaxamento

Se você tem uma casa para morar, agradeça.

Se você tem uma família, agradeça.

Se você tem parentes, agradeça.

Se você tem amigos, também agradeça.

Se você tem trabalho, agradeça.

Se você tem alimento para comer, agradeça.

Se você tem roupa para vestir, agradeça.

Se você tem um carro, agradeça.

Se você tem dinheiro, agradeça.

Se você tem saúde, agradeça.

Se você ainda tem pernas para andar, agradeça.

Mas se você não tem nada disso, também agradeça, porque você tem a Deus. Essa luz maravilhosa que está dentro de você e que lhe acompanha sempre onde quer que você esteja.

alimentacao_saudavel_brasil_dc

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *