filme 1

Filmes de Tabajara Ruas serão exibidos na Feira do Livro de Garibaldi

Integrando a programação da Feira do Livro de Garibaldi, que tem como tema “Literatura e Cinema”, nos dias 01 e 03 de outubro serão exibidos os filmes “A Cabeça de Gumercindo Saraiva” e “Os Senhores da Guerra”, respectivamente, ambos dirigidos pelo patrono da feira, Tabajara Ruas. As sessões são gratuitas e ocorrem a partir das 19h30min.

O filme “A Cabeça de Gumercindo Saraiva” tem roteiro e direção de Tabajara Ruas e no elenco Murilo Rosa, Leonardo Machado e Zé Victor Castiel. A classificação etária do longa é 16 anos.

A Cabeça de Gumercindo Saraiva – Em 1895, no final da Revolução Federalista, o capitão rebelde Francisco Saraiva e cinco cavaleiros cruzam o Rio Grande numa exasperante caçada para resgatar a cabeça de Gumercindo Saraiva, cortada pelos legalistas e levada à capital pelo major Ramiro de Oliveira e dois ajudantes.
O longa narra os episódios de aproximação e afastamento entre perseguidores e perseguidos, os confrontos e desafios, os duelos de vontades que foram acontecendo nos dois lados até o encontro final. No desfecho, as lições aprendidas na jornada afloram, e Ramiro e Francisco, curtidos pelos acontecimentos, buscam uma saída honrosa para ambos.

O segundo filme que será exibido, “Os Senhores da Guerra”, é baseado na obra de José Antônio Severo e dirigido por Tabajara Ruas. A produção apresenta cenas gravadas em Garibaldi, em 2013, por meio da articulação da Garibaldi Film Commission. As gravações no município ocorreram na Estação Férrea tendo a participação de diversos figurantes locais. O filme tem em seu elenco atores como Rafael Cardoso, André Arteche, Zé Victor Castiel, Marcos Breda e Marcos Verza. A classificação etária do filme é 14 anos.

“Os Senhores da Guerra” – O filme narra a história verídica dos irmãos Julio e Carlos Bozano, jovens da elite gaúcha no início do século XX, cultos, unidos por profunda amizade, que se enfrentam em lados opostos na guerra civil de 1924, no Rio Grande do Sul.

Julio, chimango e legalista, é prefeito de Santa Maria e recebe a missão de impedir o avanço das tropas do líder da oposição, general Zeca Neto, de quem Carlos, maragato e revolucionário, é secretário particular. Os amores dos guerreiros carregam sonhos e esperanças em meio ao turbilhão da guerra civil.

O destino coloca o líder comunista Luiz Carlos Prestes entre os irmãos Bozano. No surpreendente desfecho da batalha no Passo da Cruz eles provam que a fraternidade é a mais forte das bandeiras.

A Feira do Livro 2019 é uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel e do Sesc/RS.  A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (Concult) apoiam o evento. Mais informações no telefone (54) 3462 8235.

filme 1

filme de tabajara ruas

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *