semana da pessoa com deficiência

7ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é aberta em Bento Gonçalves

A 7ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, instituída pela Lei Municipal nº 5.603 de 15 de maio de 2013, abriu sua programação nesta segunda-feira, 19, com solenidade no Shopping Bento. No local, estarão expostos até o dia 30, ações e trabalhos desenvolvidos por entidades do município ligadas ao tema.

A programação, que segue até o dia 31 de agosto, trará diversas atividades que buscam instigar debates e reflexões sobre igualdade e inclusão. O evento é uma realização da Secretaria de Habitação e Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudef).

O presidente do Comudef, Bruno Garim Soares, agradeceu aos parceiros da iniciativa e salientou a importância da conscientização. “A Semana é muito importante porque é o momento onde as pessoas que possuem alguma deficiência se mostram. Nesse sentido, nosso objetivo vai encontro de abrir debates e promover a inclusão e a igualdade nas esferas da sociedade” pontua Soares.

A Semana segue com uma ação nesta terça-feira, 20, aonde será realizada a distribuição de material de conscientização sobre as vagas especiais de estacionamento, na Via Del Vino. A atividade se repete no dia 26, na Rua Cândido Costa, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT).

Dando sequência a programação, no dia 23, na Via Del Vino, ocorre distribuição de material informativo sobre a Campanha Calçada Legal. A atividade contará com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB). Durante as ações de distribuição de material de conscientização, as entidades de Bento Gonçalves que trabalham em prol das pessoas com deficiência também estarão participando.

Também integrando as atividades da Semana, no dia 24, a Fundaparque abriga uma Mateada Comemorativa, às 11h, com apresentações artísticas, exposição, pipoca e algodão doce. Os interessados devem levar apenas cuia, bomba e térmica. A erva-mate e água quente serão distribuídas.

Ao final do evento, as integrantes da Apae encantaram o público com uma apresentação artística. Participaram da solenidade de abertura, os vereadores Anderson Zanella e Edson Biasi, o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Gilberto Rosa, o coordenador de Políticas Públicas de Trânsito, Thiago Fabris, o presidente da Associação Bento Gonçalvense de Ostomizados, Odone Scarton, a coordenadora da Associação Pró-Autista Conquistar, Cláudia Pimentel, a presidente da AIDD, Onívia Soranzzo, o presidente do Rotary Club Bento Gonçalves,Augusto Bendetti, o presidente da APAE, Paulo Ranzi, a coordenadora da ADEF, Andressa Ben, a representante do IFRS, Neilene De Carli.

Fotos: Jose Martim Estefanon

Apae

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *