obra de túnel

Prefeito assina edital para construção do Túnel de Acesso ao Bairro São João

Obra será a maior realizada pelo Poder Público em 50 anos

 

O prefeito Guilherme Pasin assinou na noite desta quinta-feira, 15, junto a autoridades e moradores do Bairro São João, o edital de licitação para construção do Túnel de Acesso ao bairro. Esta obra é de importante relevância, pois irá promover a interligação entre os bairros, dando mais segurança para população e facilitando escoamento do trânsito.

 

Na ocasião, a Diretora adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), Melissa Bertoletti Gauer apresentou o projeto construtivo. A obra compreende a sinalização, terraplenagem, contenção, bueiros e dispositivos de drenagem, pavimentação de trechos, passeio público, iluminação e paisagismo.

 

A profundidade da obra será de 5,5 metros. Sendo duas pistas de tráfego com quatro metros cada, e passeio em ambos os lados. O túnel será responsável pela ligação do Bairro São João ao centro da cidade, sem interferir no tráfego da rodovia. “Será uma obra grandiosa, do tamanho que nossa população merece. E junto com as outras que estamos realizando significará mais qualidade de vida para quem trafega pelo local”, diz o Secretário de Viação e Obras Públicas Amarildo Lucatteli.

 

O Presidente do bairro, Adair Sessi falou da importância da obra. “Como morador do São João há 10 anos sei da importância que este dia tem para população. Quero agradecer o Prefeito e a todos que se dedicaram na busca de recursos para a realização desta obra. Sei que não foi fácil, acompanhei de perto todo esforço, agradeço também os vereadores que apoiaram”, comemora.

 

O bairro São João também é conhecido por ser sede do Clube Esportivo, equipe centenária, que no próximo ano retorna a elite do futebol, o Presidente do Clube e Vereador, Anderson Zanella falou do significado da obra. “O clube Esportivo não é somente um Clube de Futebol, mas a sua história se confunde com a história de desenvolvimento de Bento Gonçalves. O túnel vem agregar a todo esse crescimento, vem agregar a toda valorização da nossa gente e a cada um dos senhores. Mostra o empenho, a dedicação e a boa gestão do dinheiro público. Se a gente salvar apenas uma vida já valeu todo esforço”, destaca.

 

Emocionado o Vice-prefeito, Aido José Bertuol lembrou que viu a comunidade do bairro São João nascer e crescer. Além de ter participado da construção da Escola Tancredo Neves. “Vi o crescimento deste local, e hoje contamos com um aeródromo que traz muita gente para nossa cidade, uma unidade de Saúde que será inaugurada. Essa obra, o túnel, eu digo com convicção que é a obra mais importante dos últimos 50 anos, e será importante para a vida de todas pessoas que passam diariamente por estas estradas”, disse.

 

A intervenção faz parte do Programa FINISA – Modalidade Apoio Financeiro da Caixa Econômica Federal terá o investimento de R$ 12.658.000,00 com previsão de conclusão em oito meses, contados a partir da ordem de serviço. “Isso é muito mais do que tijolos. É uma obra de sentimento, o que estamos assinando hoje é a concretização de uma demanda da comunidade, é tranquilidade para a vida de quem trafega por este local. Este túnel também é saúde, mobilidade urbana, agregação de valor aos imóveis, é desenvolvimento. Que nós tenhamos o senso de grandeza, que essa obra sirva para dar tamanho para as mais de 120 obras que estão sendo realizadas”, salienta o Prefeito.

 

Também estiveram presentes os Vereadores Idasir dos Santos, Neri Mazzochin, Volnei Christofoli, Elvio de Lima, Moises Scussel, Sidinei da Silva, Gilmar Pessutto, Edson Biasi e Valdemir Marini.

Foto crédito José Martim Estefanon

obra de túnel

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *