Alta-credito-Fernanda-Romagnoli (003)

Alunas do Senac-RS representam o Brasil em competição internacional

A cabeleireira Bruna Rúpolo e a cozinheira Sofia Lerner embarcam para a Rússia no próximo dia 18 de agosto

O Rio Grande do Sul terá duas representantes do Senac na próxima edição da WorldSkills Competition – maior competição de educação profissional do mundo que, neste ano, acontece em Kazan (Rússia), entre os dias 22 e 27 de agosto.  Bruna Rúpolo, 21 anos, será a competidora do Brasil na ocupação Cabeleireiro e Sofia Lerner, 22 anos, representará o país na ocupação Cozinha. Ambas já venceram as etapas escolares, regionais e uma nacional para, então, poderem participar da disputa internacional que reunirá 1,4 mil estudantes em 56 ocupações, oriundos de 67 países.

São mais de dois anos preparando-se para a WorldSkills, com um treino de aproximadamente 8 horas por dia. Durante a preparação, Bruna realiza cortes de cabelo feminino e masculino, coloração e penteados aplicando o que é tendência na área da Beleza, a fim de se preparar para as provas. Ela enfrentarácabeleireiras de mais de 30 países. A cozinheira Sofia treina técnicas para o preparo de pratos internacionais, com diferentes tipos de ingredientes, já que terá que apresentar diferentes tipos de entrada, prato principal e sobremesa durante as provas em Kazan. São mais de 40 cozinheiros internacionais na disputa. 

Estar entre as melhores do mundo já é uma grande conquista para Bruna, que fala o quanto as competições mudaram sua vida. “É muito gratificante saber que eu tenho um treino diferenciado e que, quando eu sair da competição, vou ter a certeza que farei a diferença no mercado de trabalho” comemora. Para a cabeleireira, agora o foco é total na etapa internacional: “quero representar muito bem a minha escola, meu estado e meu país”.

Sofia, que também já cursou Confeitaria no Senac, conta que não imaginava que estaria em uma competição de grande porte, pois quando se inscreveu no curso, tinha expectativa de aprender, pelo ao menos, o básico para se formar e trabalhar. “Me senti muito lisonjeada pela escolha. Agarrei a oportunidade e participei de todas as seleções com muita vontade de ganhar. Percebi que estou no lugar certo, me achei, pois sempre gostei muito de competir e, além do aprendizado, as provas são um estímulo a mais”. Sofia acredita que a competição vai ser o grande diferencial para sua carreira como chef de Cozinha: “sei que depois desse processo estarei muito qualificada para o mercado de trabalho e vou conseguir aproveitar todas as oportunidades que virão” – completa.

Sobre a WorldSkills:  

É a maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos, em um país diferente. A próxima edição será a de número 45ª e terá sede em Kazan, na Rússia, reunindo 1,4 mil estudantes de 56 ocupações, oriundos de 67 países.  Entre os critérios para participação está a idade limite de 22 anos durante a competição.

Ao total, o Senac nacional terá cinco competidores na WorldSkills Kazan, nas seguintes ocupações: Cuidados de Saúde e Apoio Social (com a competidora Miriam da Silva e apoio da expert Elisângela de Almeida, do Senac MG); Recepção de Hotel (Paula Senna e a expert Angélica Furtado, do Senac RJ); Serviço de Restaurante (Gustavo Almeida, do Senac RN, e o expert André de Souza, do DR ES); Cozinha (Sofia Lerner e a expert Ana Loureiro, do Senac-RS); Cabeleireiro (Bruna da Silva Rúpolo e o expert Bayard Neto, do Senac-RS); Estética e Bem-estar (Isadora Berti e a expert Cristine Bittencourt, do Senac-SC); e Florista (Jessica de Campos, do Senac-SC, e o expert Tanus Saab). Já o Senai irá participar das competições com 52 alunos.  Mais informações pelo sitewww.senacrs.com.br/competicoes ou worldskills2019.com.

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 72 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade e, em 2018, celebrou o reconhecimento Melhores em Gestão, concedido pelo PNQ.

Alta-credito-Fernanda-Romagnoli (003)

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *