DCIM100GOPROG0489584.JPG

Quando deixamos de planejar

Por João Paulo Mileski 

No meio do maior salar do mundo, em Uyuni, na Bolívia, para todos os lados em que olhávamos víamos o azul do céu sobre o branco do sal. Era como se estivéssemos ilhados em um mar de sal, sem um caminho propriamente traçado (dirigimos quase 150 quilômetros dentro do salar seguindo as marcas de pneus, que nessa época do ano, com poucas chuvas, ficam bastante expostas).

O Uyuni foi mais um marco da nossa expedição, e quase no centro dos 10.582 metros quadrados de sal, quando já não havia resquício algum de civilização, imaginei aquele imenso deserto como uma metáfora do atual momento das nossas vidas. Também não temos um caminho propriamente delineado na expedição. Sabemos onde queremos chegar, mas quando ou por qual estrada, são as circunstâncias e os acasos do dia a dia que passaram a decidir por nós. Antes de sair de casa preparamos um roteiro bastante minucioso para o Uruguai, Argentina e Chile, mas à certa altura, por conta das situações imprevisíveis que uma viagem como essa vai revelando, aos poucos, acabamos rejeitando-o.

Ainda que sempre estivéssemos acostumados a planejar tudo com antecedência, estamos lidando bem com essa imprevisibilidade, porque descobrimos que quando paramos de nos preocupar tanto com o amanhã, passamos a viver mais intensamente cada minuto que temos hoje, nesse momento. Nos alegramos com as pequenas conquistas, choramos com as saudades, nos emocionamos com as pessoas e lugares, como se não tivéssemos outra oportunidade de viver aquilo de novo. Nos tornamos mais sensíveis ao que acontece à nossa volta.

Aprendemos que o segredo pode ser o equilíbrio. Saber onde se quer chegar, mas não esquecer de onde estamos. Se pensarmos apenas no amanhã, nossas vidas serão uma eterna espera.

DCIM100GOPROG0489584.JPG

DCIM100GOPROG0489584.JPG

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *