Identidade Visual Bento em Dança

Bento em Dança realiza pré-lançamento para formadores de opinião

Um apelo em nome da arte e da cultura foi feito na noite da última quarta-feira, dia 7, à cidade de Bento Gonçalves. Durante o evento de pré-lançamento da 27ª Edição do Festival Bento em Dança, a coordenadora geral, Erci Grapiglia, em nome de milhares de bailarinos, pediu para que a sociedade bento-gonçalvense apoie o Bento em Dança e prestigie o evento, que, há quase três décadas, se destaca internacionalmente pelo nível técnico do seu elenco artístico.

Em seu pronunciamento feito às autoridades, aos representantes de entidades e aos membros da imprensa que estavam presentes, Erci ressaltou a importância do evento, que movimenta milhares de bailarinos e visitantes todos os anos. “Precisamos que a cidade realmente abrace o Bento em Dança, que tenha orgulho, que assista aos espetáculos, que receba bem os visitantes, responsáveis por movimentar o comércio, a rede hoteleira e os restaurantes do nosso município durante os sete dias de evento”, destaca.

Uma homenagem especial também foi feita ao presidente do Centro de Indústria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Elton Paulo Gialdi, em agradecimento ao apoio recebido pelo CIC-BG que, juntamente com a Fundaparque e outras entidades do nosso município, franquearam os custos dos pavilhões para a realização do festival no ano passado e renovaram a intenção de apoiar a arte em 2019. “Queremos deixar aqui expresso o nosso agradecimento e o nosso carinho à toda a sua diretoria e também ao presidente da Fundaparque, Silvio Sandrin. Para vocês o nosso muito obrigada”.

Para encerrar a noite, a bailarina Patrícia Larentis, apresentou uma coreografia feita exclusivamente para o evento e encantou a todos os presentes com a delicadeza de seus movimentos. Quem quiser apreciar um grande espetáculo de dança será muito bem recebido ao Festival. Este ano, a 27ª Edição do Bento em Dança será realizada entre os dias 5 e 11 de outubro, Alameda Fenavinho; Pavilhão E da Fundaparque.

Há quase três décadas Bento em Dança faz a cidade dançar

A cada edição o Bento em Dança, reforça seu papel de protagonista, representando a Dança na nossa cidade. Há 27 anos, Bento Gonçalves é considerado um dos mais tradicionais endereços da dança do Brasil.  O festival tem sido reconhecido pelo nível técnico do seu elenco artístico e também pela qualidade crescente das coreografias, trazendo escolas de dança de diversos estados e também de outros países. Este ano, durante os sete dias de evento, que acontece de 5 a 11 de outubro, a cidade vai respirar arte e cultura e os moradores de Bento Gonçalves estão sendo convidados a abraçar esse evento e prestigiar de pertos as diversas atrações que estão sendo organizadas.

O Bento em Dança também serve de mola propulsora para que muitos jovens bailarinos deem os seus primeiros passos rumo a uma sólida carreira profissional. Como exemplo, temos a bailarina e diretora da escola de ballet Aplausos Studio de Dança, Patrícia Larentis, que participa do festival desde a sua primeira edição. “A dança sempre esteve presente na minha vida. Eu tinha 14 anos e pela primeira vez tive a oportunidade de realizar oficinas com grandes nomes da dança mundial. O Bento em Dança abriu as portas de um mundo novo que, até então, era bem distante de nós, bailarinos de Bento”, destaca.

Patrícia revela que sua trajetória na dança amadureceu junto com o festival. De bailarina evoluiu para coreógrafa e também professora. “Hoje tenho o prazer de levar minhas alunas para vivenciarem essas experiências. É uma alegria imensa fazer parte dessa história”, revela.

A cada edição o festival busca proporcionar novas oportunidades para os bailarinos participantes. Há uma preocupação em oferecer bolsas e intercâmbios aos novos talentos que sobem ao palco do Bento em Dança.  “Nós temos muitos alunos que participaram do festival, seguiram carreiras e se profissionalizam a partir do contato que tiveram com professores renomados e também por meio das bolsas que são oferecidas a cada edição”, orgulha-se a presidente do Festival, Erci Grapiglia.

Mas nem tudo é fácil. Erci destaca que a cada edição se depara com muitos desafios para a realização do evento. Lamenta que a captação de recursos para a realização do festival acaba sendo um grande dilema. “O CIC dá um apoio muito grande para nós. E graças a isso o festival vem continuando. Estamos, nesse momento, buscando parceiros e captação de recursos”, destaca.

Outro desejo do Festival é fomentar a cultura na cidade, para que Bento Gonçalves realmente apoie o Bento em Dança. “A presença do público de outras cidades sempre é muito grande, pois tem a participação de pais e familiares dos bailarinos, os quais vem acompanhar a apresentação dos jovens. A comunidade local acaba não aproveitando a oportunidade de apreciar um espetáculo tão lindo, produzido na sua própria cidade”, enfatiza Erci.

Novos ares para a identidade visual do Bento em Dança

“Jovem, contemporânea e leve, como o universo da dança deve ser”. Essas foram as premissas que serviram de base para a designer gráfica de Bento Gonçalves Fernanda Lenhard, durante o processo criativo da identidade visual produzida para a 27ª Edição do Festival Bento em Dança. O desafio foi modernizar e reinventar a identidade de uma marca consagrada há quase três décadas para que houvesse uma unicidade com a dança, que está em constante movimento e renovação.

Para compor a identidade do 27º Bento em Dança, Fernanda se inspirou muito nas tendências do Design, aliando o moderno com a mensagem que seria passada. “A fumaça, que é um dos elementos da nova marca, também está presente nos palcos das apresentações e as cores em tons pastéis remetem aos figurinos coloridos e alegres dos dançarinos”, lembra a profissional.  Fernanda enfatiza ainda que buscou transparecer, na fumaça, a leveza e a animação dos estilos representados no festival.

Outra tendência do design gráfico utilizado por Fernanda foi a escolha das fontes grandes e ousadas, no estilo bold. A marca foi elaborada ainda no final do ano de 2018, mas designer procurou trazer elementos que deixaram identidade do Festival muito atual. “A sobreposição dos elementos, também pode ser vista em diversas peças gráficas atualmente no mercado e serve para dar a impressão de movimento e dinamismo na peça”, finaliza.

A Composição dos elementos da identidade visual

Outro ponto marcante na nova identidade visual foi a produção da foto da bailarina. O trabalho foi realizado pelo fotógrafo Luis Roberto de Oliveira Barboza, responsável por capturar a imagem da bailarina bento gonçalvense, Patricia Larentis. O fotógrafo diz que foi preciso ter muito cuidado com a composição e a iluminação da cena, para chegar no resultado final da imagem. “Poder ter meu trabalho vinculado a um evento tão importante para a nossa cidade é gratificante. É parte de mim que fica para a história do Banto em Dança”, emociona-se o profissional.

A bailarina que ilustra a campanha de divulgação do Bento em Dança 2019 é uma grande conhecida do evento e relata que a dança e suas diferentes manifestações são de extrema importância para a formação do caráter. “A Dedicação, a disciplina e o respeito são características que envolvem bailarinos e bailarinas em sala de aula e nos palcos, formando assim melhores cidadãos e conscientes de seu papel na sociedade. Esse é um dos legados dessa arte tão linda”, finaliza.

_MG_1266a

_MG_1281

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *