julho_amarelo_site

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é comemorado neste domingo

As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que afetam o fígado, ou, em uma explicação mais simples, são inflamações do órgão. O fígado desempenha diversas funções, como a desintoxicação do corpo, o armazenamento de vitaminas e a sintetização do colesterol.

Entre 1999 e 2018, o Ministério da Saúde recebeu 632.814 notificações da doença. No período, a hepatite com mais registros foi a do tipo A (233.027), seguida pelas variedades C (228.695), A (167.108) e D (3.984).

A hepatite C foi o único tipo que teve crescimento, de 2014 para 2018. A taxa de incidência passou de 11,9 para 12,6 casos a cada 100 mil habitantes.

Por iniciativa do Brasil, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu, em 2010, o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, a data vem sendo celebrada anualmente, em 28 de julho. As hepatites virais são a causa de morte de cerca de 1,7 milhão de pessoas, por ano, no mundo.

Estigma

O preconceito continua sendo uma barreira para as pessoas que têm o diagnóstico confirmado. O tratamento discriminatório faz com que muitas pessoas que têm o diagnóstico sintam vergonha de sua condição, segundo Margô*, que montou uma organização não governamental (ONG) para lutar pela melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Ela contraiu o vírus através de uma transfusão de sangue, procedimento que se apresentou como saída para as sucessivas hemorragias que teve após a realização de uma cirurgia de garganta.

A detecção da hepatite C apareceu inesperadamente, sem suspeitas por parte de Margô. Ao entrar na terceira idade, ela decidiu que deveria fazer um check-up, para verificar se estava com a saúde em dia. Ao comentar com seu médico que havia feito a cirurgia, anos antes, o profissional adicionou à lista o exame que identifica a hepatite. “Quando veio o resultado, não entendi e levei ao medico. Me preocupou.”

Certa vez, relata, um oftalmologista a colocou para fora do consultório, por medo de contágio. A mesma atitude foi testemunhada sistematicamente por ela no trabalho à frente da ONG, que existiu por seis anos.

Ao longo dos anos de trabalho na instituição, Margô atuou em várias frentes pela humanização dos pacientes com hepatite, pleiteando, inclusive, acesso a tratamentos para pacientes pelo Sistema Único de Saúde. As demandas vindas de pessoas de baixa renda chegam até hoje, conta Margô, mesmo após encerrar o trabalho da ONG.

As transmissões de hepatites 

A transmissão das Hepatites Virais B e C ocorre da seguinte forma:

– relações sexuais sem camisinha;
– de mãe para filho durante a gestação ou o parto;
– compartilhar material de higiene pessoal que possam ter sangue: lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam; Tatuagem e colocação de piercings; por transfusão de sangue contaminado (antes de 1992); e uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos).
A cirrose hepática é a principal indicação de transplante de fígado (70 – 90% desses transplantados). Cerca de 20 a 50% dos casos de cirrose são conseqüência das Hepatites B e C. Sendo que, a Hepatite C é a primeira causa de transplante de fígado no mundo. A evolução das hepatites até a doença cirrose pode levar de 20 a 30 anos da doença.
Para acrescentar, a transmissão da Hepatite A é oral-fecal, através de alimentos e água contendo fezes de indivíduos infectados com a doença. A prevenção se dá, através da lavagem das mãos, higienização correta dos alimentos ingeridos crus e, também, pela vacinação (crianças com um ano de idade – conforme calendário vacinal).
Durante o ano todo, estão sendo oferecidos os Testes Rápidos para as Hepatites B e C, além de Testes Rápidos de HIV e Sífilis, no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e nas Unidades Básicas de Saúde de Bento Gonçalves.

julho_amarelo_site

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *