empresário

José Eugênio Farina recebe troféu Dom Empreendedor em reunião-almoço do CIC-BG nesta sexta-feira

Industrial será reconhecido pela relevância em palestra com integrantes da Fiergs 

Um momento especial, em reverência a um dos maiores empresários bento-gonçalvenses, com trajetória nacionalmente reconhecida, fará parte da reunião-almoço que o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) realiza nesta sexta-feira, dia 5. Durante palestra protagonizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o CIC-BG concede a José Eugênio Farina, presidente do Conselho Consultivo da Corporação Todeschini, o troféu Dom Empreendedor. O início do evento está programado para às 11h45.

O prêmio distingue personalidades de Bento Gonçalves por seu legado de contribuições com o desenvolvimento do município e região – uma outorga que homenageia as pessoas que fizeram e fazem a diferença no contexto local. Essa será a segunda edição da entrega do troféu – a primeira foi ao empresário Moysés Michelon (em memória).

José Eugênio Farina, tratado carinhosamente como “seu Geninho”, completará 95 anos no dia 10 de agosto. Natural de Bento Gonçalves, iniciou sua vida profissional com apenas 12 anos, como balconista de uma farmácia. Ao longo dos anos, trabalhou num armazém de secos e molhados, como balconista numa agência de automóveis até chegar ao cargo de diretor na Metalúrgica Bento Gonçalves e na Farina S/A, respectivamente.

Em 1971, ele adquiriu ações da Todeschini S/A, reconhecida como uma das mais proeminentes fabricantes de acordeões da América Latina, entretanto com o famoso instrumento já entrando em declínio comercial. Assim, direcionou sua ação para o mercado moveleiro. Após um incêndio que destruiu todas as instalações, iniciou uma caminhada rumo ao desenvolvimento e crescimento do mercado moveleiro brasileiro. Iniciava-se a fabricação de móveis componíveis. Atualmente, a Todeschini S/A é uma das maiores empresas do setor moveleiro, reconhecida internacionalmente, e atuando em diversos segmentos através de suas coligadas Italínea, Criare, Carraro, Avantti, Todesmade, Todesflor, Grato e Todescredi.

Farina também é reconhecido por sua contribuição comunitária. Durante sua trajetória, integrou diversas entidades empresariais e sociais, sendo presidente do CIC-BG, da Fenavinho, da Apae, do Conselho Administrativo do Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini, dentre tantas outras.

Para o presidente do CIC-BG, Elton Paulo Gialdi, Farina legou vários ensinamentos à classe empresarial, demonstrando atuação visionária e grande capacidade de gestão para transformar a Todeschini numa das maiores fábricas de móveis planejados da América Latina. “É um empresário para admirarmos. Teve coragem e visão para recomeçar um negócio e conduziu sua empresa sem negar sua grandiosidade, sempre se relacionando com a comunidade e, assim, ajudando-a a prosperar. José Eugênio Farina é um grande exemplo que deve ser seguido”, opina Gialdi.

Sobre a reunião-almoço

A reunião-almoço desta sexta-feira versará sobre a “Indústria Gaúcha em Movimento”. Neste contexto, integrantes da Fiergs apresentam três importantes ações em prol do desenvolvimento da indústria gaúcha, com a abordagem dos trabalhos do Conselho de Articulação Parlamentar (COAP), do Grupo de Política Industrial (GPI) e da Frente Parlamentar da Indústria Gaúcha.

O COAP faz parte do sistema de defesa de interesses e de representações da entidade e objetiva ampliar a base de apoio à indústria no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa. O GPI tem na Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial, documento contendo as principais reivindicações do setor industrial, uma de suas principais ações. Já a Frente Parlamentar da Indústria Gaúcha foi lançada neste ano e congrega deputados estaduais e representantes da Fiergs e da Ciergs com um trabalho que tem como base, justamente, a Plataforma de Compromissos para um Brasil Industrial.

empresário

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *