image description

INTEGRAÇÃO 18 ANOS: Integração com Paixão. É o que fazemos.

Em junho deste ano o Jornal Integração da Serra completou 18 anos. Ao longo das quase duas décadas de atuação em Bento Gonçalves e região, inúmeras personalidades foram retratadas nas páginas do periódico mensal. Reportagens especiais, perfis, história em quadrinhos, dentre outros destaques fazem parte dos anos dedicados ao jornalismo diferenciado. Aos 18 anos o Jornal Integração da Serra ganhou o fôlego de um adolescente que aos poucos adentra na fase adulta repleto de projetos e sonhos.

A primeira edição do Jornal Integração da Serra circulou em 20 de junho de 2001, como Jornal de Pinto Bandeira. Na época, um jornal mensal, de circulação gratuita, parecia inviável frente a periodicidade mais frequente de impressos diários e semanais, com distribuição direcionada aos assinantes e a pontos de vendas. Mas, também na época, a web já sinalizava a mudança que acarretaria na forma das pessoas consumirem informações. Em agosto de 2003, a circulação do impresso foi ampliada para Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Santa Tereza agora como Jornal Integração da Serra, mantendo a periodicidade mensal e a distribuição gratuita. Em 2006, as edições começaram a ser disponibilizadas na íntegra no site do veículo. Da edição de outubro de 2008 até a de junho de 2016, as reportagens de capa foram caracterizadas por caricaturas e retratos desenhados por Ernani Cousandier. Nessa proposta, foram registradas dezenas de histórias deentidades, personalidades e eventos que fizeram a diferença em prol do bem comum.

Na comemoração dos dez anos de circulação do Jornal Integração da Serra, em julho de 2011, na Fundação Casa das Artes, foi promovido coquetel e exposição com as 32 artes de capa desenhadas até então. Após o término da exposição, os personagens que prestaram as entrevistas foram presenteados com o desenho original emoldurado.

Os 15 anos foram comemorados na noite de 19 de outubro de 2016, no Salão Chardonnay do Grande Hotel Dall´Onder. A festa foi marcada pela apresentação da nova logotipia do veículo, homenagens e pronunciamentos.

“Alguns diriam que já estamos completando 15 anos. Outros, que estamos completando apenas 15 anos, e que talvez estejamos passando pela adolescência. Como tudo na vida é um ponto de vista, o que importa é que estamos no caminho certo. Nesse tempo que passou reportamos muitos fatos e histórias. Muita gente chegou e outros foram embora. Nesses 15 anos, mudamos de cara, subimos, corremos, descemos e continuamos andando. Acertamos, acertamos muito! Mas também erramos, pedimos desculpas e então, aprendemos. Penso que podemos nos considerar vencedores por estar, há 15 anos no mercado, com perfil editorial diferenciado, independente, sem cunho meramente mercantilista. O jornalismo pode mudar a história. O produto jornal é resultante de trabalho de equipe. Não é um sonho que se sonha só. A esta equipe, nossos sinceros agradecimentos. A alma do jornal está na vitalidade de seus repórteres na busca da informação exclusiva, na paixão pela profissão. Não se faz um bom jornalismo sem paixão. Essa paixão demonstrada por vários acadêmicos que estagiaram no nosso veículo, se traduziu na elaboração de matérias e perfis impactantes.

Também contamos, nessa trajetória, com a colaboração de excelentes colunistas e articulistas. Na sustentabilidade desse contexto, há os parceiros comerciais que viabilizam a proposta do Integração de circulação gratuita. Isso sem falar do apoio de leitores que nos dão o respaldo emocional a cada elogio dado ao conteúdo editorial e a qualidade da impressão tornando a missão mais prazerosa. Assim o Integração chega aos 15 anos consolidado como um jornal sério, com acervo de conteúdos jornalísticos inéditos, que somaram

no contexto regional. Também presente na web, através do facebook e de outros aplicativos. O Integração divulga notícias em tempo real, seguindo a mesma linha editorial do impresso mensal. A Empresa Jornalística Integração da Serra completa 15 anos com uma certeza: os impressos com conteúdo de qualidade não vão desaparecer”.

Pronunciamento da diretora Kátia Bortolini durante os festejos de 15 anos do Jornal Integração da Serra O aniversário de 18 anos está sendo comemorado no coração da equipe do Jornal Integração da Serra que, ao longo dessa trajetória, enfrentou e continua enfrentando dificuldades e desafios, com muita resiliência.

“Integração com paixão, é o que fazemos”, ressalta nosso slogan de maioridade. As reinvenções do periódico no decorrer dessa caminhada, aliadas a busca pelo jornalismo de qualidade, nos trouxeram até aqui, agora em um novo cenário na área da comunicação, no qual muitos periódicos diários e semanais de circulação pagas estão enfrentando sérias dificuldades financeiras. A informação do dia a dia está na web, de forma rápida e gratuita, em fontes de veículos confiáveis, adaptados ao novo modelo. Sobre o modelo antigo, pesa o alto custo fixo dos jornais brasileiros, com a impressão em papel importado e o quadro de colaboradores, entre outros, mantido por anunciantes, volatilizados pela crise político-financeira registrada no país nos últimos anos.

“A sorte está lançada”, diria o imperador Júlio César. A tiragem mensal do Jornal Integração da Serra nesses dezoito anos foi variada. A inicial, como Jornal de Pinto Bandeira, de dois mil exemplares, chegou até 12 mil exemplares, como Jornal Integração da Serra. Atualmente, é de três mil exemplares, em papel hi brite.

Do aniversário de 15 anos aos 18 anos de agora o veículo diminuiu a tiragem física e aumentou os posts nas redes sociais, com conteúdo próprio das edições. E, também, com os conteúdos selecionados entre o vasto material diariamente enviado por assessorias, similares a linha editorial do impresso, voltada a cultura, educação, vitivinicultura e agronegócio, entre outros diferenciais da microrregião do município de Bento Gonçalves. Gerar conteúdo de qualidade, nossa missão firmada nessa maioridade.

 

image description

image description

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *