Agroindústria familiar é sucesso na ExpoBento - Crédito Jeferson Soldi (1)

Espaço da agroindústria familiar expõe produtos artesanais na ExpoBento 2019

Atração para a feira contará com 38 empreendimentos espalhados pelo ‘Mundo do Agronegócio – Isabel’ entre os dias 13 e 23 de junho

A alcunha de maior feira multissetorial do país não é à toa: se a ExpoBento reúne expositores de segmentos maiores, como a indústria automobilística e moveleira, a feira também se torna vitrine para os pequenos e médios empreendedores. No espaço da agroindústria, os visitantes da 29ª edição poderão conferir produtos comercializados por pequenos produtores oriundos de diversas regiões do Rio Grande do Sul – e que cultivam a premissa familiar.

Para apreciar delícias como cucas, pães, queijos, salames, chimias, capeletti, licores e muitos outros itens representativos da produção interiorana, serão 38 empreendimentos espalhados pelo Mundo do Agronegócio – Isabel’ – como é denominado o espaço. Por meio do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) – uma política pública do Governo do Estado, via Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), os expositores interessados se cadastram na Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (FETAG) que, juntamente com a secretaria e a Emater/RS, selecionam os empreendimentos – buscando valorizar quem é da região, de forma especial.

Com a parceria entre ExpoBento e FETAG-RG existente desde 2006, o responsável pelo intermédio da seleção, Jocimar Rabaioli – que é assessor de Politica Agrícola e Agroindústria da federação – reitera a perenidade do convênio como via essencial para ambas as partes. “É importante destacarmos o apoio da SEAPDR e a parceria entre FETAG-RS e Emater/RS como um trabalho de soma de esforços com a ExpoBento – que entende a importância da agricultura familiar na feira e os benefícios para todas as partes”, comenta.

O diretor geral da ExpoBento 2019, Rogério Capoani, destaca a significativa contribuição ao fomento da economia, com geração de renda e emprego para a comunidade. “Com essa parceria, estimulamos o desenvolvimento dos pequenos empreendedores, que conseguem alavancar as vendas e reforçar o sustento da família, divulgando seus produtos. Ao gerar esse tipo de negócio, a ExpoBento cumpre um relevante papel social na comunidade onde está inserida, retribuindo todo o apoio e acolhida que recebe da população, da iniciativa privada e dos poderes públicos. Estamos fortalecendo um ciclo de retornos positivos que favorece a todos”, reforça.

Sem custo aos produtores cadastrados ao programa, os expositores que tomam conta do espaço vêm de cidades como: Augusto Pestana, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Carlos Barbosa, Encantado, Farroupilha, Flores da Cunha, Frederico Westphalen, Gramado, Ilópolis, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Parobé, Picada Café, Pinto Bandeira, Santa Clara do Sul, São João do Polêsine, Soledade, Tabaí, Teutônia, Vale do Sol e Veranópolis.

O quê conferir na ExpoBento e Fenavinho 2019

Em 2019, a 16ª Festa Nacional do Vinho e a 29ª ExpoBento vão ocorrer de forma integrada, entre 13 e 23 de junho, reunindo mais de 470 expositores que oferecem oportunidades de negócios nos segmentos de vestuário, automóveis, agronegócio, serviços, imóveis e variedades. Com a chegada da Fenavinho, que será retomada após oito anos, o evento trará de volta grandes marcas da festividade, como a Vila Típica, muita gastronomia, tradição e os premiados vinhos da Serra gaúcha. A realização é do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves.

Agroindústria familiar é sucesso na ExpoBento - Crédito Jeferson Soldi (2)

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *