Projeto desenvolvido pelo Senac-RS apresenta plataforma para avaliação do comércio de Bento Gonçalves

Uma ferramenta digital na qual os clientes podem avaliar o atendimento recebido e com base nesse feedback o atendente tem a oportunidade de se aperfeiçoar e melhorar suas carências. Assim funciona a Plataforma 360º, projeto desenvolvido por professores do Senac Bento Gonçalves e da Faculdade Senac Porto Alegre, em parceria com o Sindilojas. A iniciativa, que faz parte do Edital de Inovação do Senac-RS, foi apresentada nesta segunda-feira, dia 22, no auditório do Sindilojas e reuniu autoridades, representantes das duas instituições, empresários e imprensa.

Com o objetivo de trazer melhorias para o setor e construir um manual de boas práticas, a “Plataforma 360° – da qualificação do atendimento à avaliação da satisfação” é uma ferramenta digital que possui desde a qualificação do atendimento dos lojistas até a avaliação da satisfação que atende as empresas do comércio de bens, serviços e turismo de Bento Gonçalves associadas ao Sindilojas Regional Bento. O projeto é constituído de quatro pilares: Avaliação (do atendimento por parte dos clientes), Capacitação (através da plataforma, de acordo com o score de avaliação dos clientes), Análise (de dados pelos gestores em relação à qualidade do atendimento por meio do Dashboard) e Gestão (benchmark com o mercado, analisando o desempenho da empresa com o mercado).

Nessa primeira etapa, será aplicada a avaliação da qualidade dos atendimentos por meio de um QR Code, que levará o cliente à plataforma para realizar a pesquisa. A expectativa é de que até julho de 2019 as demais etapas sejam entregues.

Para o diretor do Senac-RS, José Paulo da Rosa, uma instituição educacional tem o compromisso de estar perto do mundo de trabalho e inovar. “Investir em inovação e buscar soluções está no nosso DNA. E acredito que esse projeto auxiliará a cidade a melhorar o atendimento nos estabelecimentos comerciais, possibilitando medir e desenvolver estratégias e ações. Isso coloca a cidade em outro patamar”, acredita o diretor.

Já o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, coloca que a ferramenta ajudará na organização do setor. “Saber onde estou e para onde vou, é fundamental para evoluir e melhorar, pois somos uma cidade que atende bem os moradores e seremos uma cidade ainda melhor para os turistas”, relata o secretário.

Sobre o Edital de Inovação: por meio do Edital de Inovação, as empresas enviam suas demandas de soluções para o Senac-RS, que desenvolve projetos inovadores para empresas do segmento do comércio de bens, serviços e turismo. O objetivo é captar demandas das organizações do setor terciário para, posteriormente, propor soluções inovadoras por meio do desenvolvimento de projetos.

 

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs.org.br/.

 

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 72 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade e, em 2018, celebrou o reconhecimento Melhores em Gestão, concedido pelo PNQ.

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