O alerta da dermatologista

O alerta da dermatologista

Atualmente, muitas jovens, assustadas com a possiblidade de câncer de pele, evitam ao máximo a exposição ao sol, essencial para absorção de vitamina D, de extrema importância na menopausa para a preservação óssea da mulher. O Jornal Integração da Serra conversou com a médica dermatologista Flávia Casagrande para a prestação de esclarecimentos.

flvia-casagrande-510x510

Porque é importante para a mulheres um certo período de exposição ao sol?

A exposição solar é importante para conversão da pré-vitamina D em vitamina D ativa, durante toda a vida do indivíduo. O hipoestrogenismo no período pós-menopausa e idade avançada são os principais fatores para o desiquilíbrio no processo de remodelação dos ossos em mulheres, resultando em diminuição da massa óssea e consequente osteoporose. A longo prazo níveis subótimos (abaixo de 30 ng/ml) podem comprometer a qualidade óssea, porém vários outros fatores de risco devem ser considerados para a reposição de vitamina D.

Qual é o tempo médio diário de exposição a luz solar para evitar a carência de vitamina D no organismo?

Como dermatologista, oriento que a pessoa se exponha diariamente ao sol, evitando horários de pico, ou seja, antes das 10 horas e após as 16 horas. A exposição em períodos de maior incidência solar pode ser realizada em áreas de menor cronicidade à irradiação solar, como região palmo- -plantar, região medial de membros superiores ou inferiores, abdome, dentre outras.

Até alguns anos atrás era comum ver nas ruas apenas senhoras usando sombrinha para proteção do sol. Hoje, também há moças e adolescentes usando sombrinhas com o mesmo objetivo. A sombrinha ajuda a proteger a pele do sol?

Sombrinhas e guarda-chuvas diminuem a incidência solar à superfície da pele, porém não filtram homogeneamente senão houver no tecido fator de proteção ultravioleta. Tecidos escuros sem o fator de proteção UV absorvem mais os raios solares. Sombrinhas de tecidos claros, que maior refração aos raios solares, são as mais indicadas para essa finalidade. Também vale usar chapéu e óculos escuros nos horários de solo forte. Mas, a utilização diária de filtro solar é de suma importância para reduzir os riscos de câncer de pele, em áreas foto expostas. O filtro deve ser aplicado no mínimo duas vezes ao dia em épocas de intensa radiação solar, como o verão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *