Aquário

Cesar Anderle

Por Cesar Anderle
Diretor da Anderle Transportes

Ao observar um aquário me dei conta de como nossa vida se diferencia deles, vivemos num mundo em que podemos nos comunicar e nos direcionar para todos os lados, não temos fronteiras e nem barreiras que nos impeçam de caminhar e de seguir em frente, onde com um pouco de diplomacia tudo se consegue e nada se impede.

A vida num aquário é monótona, é previsível, muito diferente da vida real humana, os peixes nadam de um lado para outro em busca de sua própria forma de sobrevivência e na ânsia de encontrar alimentos trazidos por aquele que executaram seu habitat.

Nós, homens e mulheres, algumas vezes nos vemos desta forma, enclausurados, presos e com poucas perspectivas para novos conhecimentos, sejam eles de aprendizado, de novos relacionamentos ou de novas paisagens. Temos muitos a agradecer por sermos livres; apesar de algumas leis humanas nos fazerem escravos de nós mesmos, temos a liberdade de conhecer lugares, culturas, emoções, paixões, somos donos de nós mesmos, apesar de algumas pessoas pensarem serem donas de outras.

Cada ser humano tem sua própria personalidade e o seu próprio caráter, sem depender de outros para tomar suas decisões. Deus nos criou com inteligência e nos deu sabedoria suficiente para nos orientarmos por si só, porém Ele fez uma coisa ainda melhor, nos deu amigos, parentes e colegas, para que o fardo da decisão não seja extremamente pesado, caso queiram trocar ideias e opiniões.

Penso como seria difícil vivermos numa redoma onde não poderíamos nos afastar e observar coisas diferentes. Experiências com homens e mulheres já foram realizadas em redomas nos Estados Unidos e quem lá vivenciou estes momentos não deu testemunhos de contentamento, muito pelo contrário, algumas pessoas não conseguiram aguentar nem o tempo pré-estabelecido e saíram de lá estressados e com problemas mentais, quer dizer, viver como um peixe em um aquário não é nada confortável e de fácil conciliação.

Somos seres acostumados com a liberdade e sem esta liberdade nos comprometeria a felicidade. Podemos dizer que somos um povo feliz, pois temos a liberdade de ir e vir, temos a liberdade de escolher nossos amigos, nossos amores e até bens materiais, principalmente o que queremos fazer de nossas vidas. As ações que optamos em fazer hoje é que farão o nosso futuro, é desta decisão que teremos um amanhã melhor ou não, o livre arbítrio é para todos, a consciência de cada um sabe o que deveríamos fazer e se o fizermos, traçaremos o futuro que poderá ser positivo ou então negativo, pois o que vivemos hoje depende muito do ontem. Sejamos coerentes.

animal-aquarium-boy-792643

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *