CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO PORTÁTIL – Inovação será apresentada em Bento no dia 26 de fevereiro

A odontogeriatra curitibana Fanny Jitomirski, representando a empresa D-Express, em conjunto com o arquiteto José Aker, a convite da Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, em conjunto com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, apresentarão em Bento Gonçalves um equipamento que permite atendimento odontológico a pessoas impossibilitadas de irem a consultórios. A apresentação do Consultório Odontológico Portátil acontece no dia 26 de fevereiro, no Curso de Capacitação de Inovações Tecnológicas em Odontologia, que ocorrerá no auditório do centro administrativo da prefeitura de Bento Gonçalves, na rua 10 de novembro, a partir das 8h30min, com entrada franca.

escovovodromo

Doutora Fanny, uma das primeiras odontogeriatras do Brasil, ressalta que a longevidade alcançada por muitos moradores de municípios da Serra Gaúcha sempre despertou sua curiosidade científica. “Agora, terei a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa realidade e também de apresentar o nosso produto, desenvolvido para aumentar a qualidade de vida desses idosos”, comemora ela.

aldeia-04

José Aker, arquiteto e CEO, explica que o Consultório Odontológico Portátil foi desenvolvido pela empresa D-Express, de Curitiba, em parceria com o Instituto Lactec, um dos maiores centros de ciência e tecnologia do Brasil, e com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O equipamento é resultante de um projeto desenvolvido por uma equipe de 40 engenheiros, durante dois anos.

aldeia-05

Maquinário acoplado

A odontogeriatra salienta que esse equipamento supera os já conhecidos e utilizados por profissionais do setor odontológico, por não necessitar de compressor de ar. “Ele pode ser levado, inclusive, para uso em hospitais, por não oferecer o risco de contaminação do ar que fica armazenado nos equipamentos comuns. Além disso, o Consultório Portátil apresenta uma ergonomia ideal para os profissionais por dispensar o uso de aparelhos adicionais e mesa de apoio. Todo o maquinário fica acoplado, facilitando o manejo e o transporte, inclusive em locais de difícil acesso”, explica.

sara1

O equipamento, por seu caráter social e inovador, foi um dos destaques da 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ocorrida de 15 a 21 de outubro de 2018, em Brasília.

52412729_1906612206133819_4737792095098503168_n

1 responder

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *