Tempo de atendimento ao paciente infartado no Tacchini é reduzido por tecnologia

Em Setembro de 2018, o Hospital Tacchini passou a utilizar a Tecnologia da Informação para agilizar ainda mais o atendimento de urgência e emergência prestado ao paciente com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Os primeiros resultados mostram diminuição no tempo de atendimento, tendo como base o que determina os protocolos internacionais.

Chamada de ‘Protocolo da Dor Torácica’, a ferramenta foi desenvolvida dentro do próprio hospital e é capaz de monitorar todo o atendimento. Isso inclui desde a chegada ao Pronto Socorro, passando pela estabilização dos sinais vitais, bem como a realização do exame de eletrocardiograma e, se necessário, o envio ao serviço de hemodinâmica.

protocolo da dor torácica

Um dos fatores que contribuíram para a diminuição no tempo de atendimento está no fato de todos os integrantes da equipe assistencial terem passado por sensibilização quanto a importância de um atendimento ágil e seguro, além de terem sido capacitados para o uso da nova tecnologia, onde todos ‘falam a mesma linguagem’, contribuindo assim para um atendimento rápido, dinâmico e seguro ao paciente.

– Tempo de chegada na Emergência até a abertura da coronária, conforme protocolos internacionais: 90 minutos.

– Tempo médio para atendimento, antes da implantação da ferramenta: 120 minutos.

– Tempo médio para atendimento, após a adoção da nova ferramenta: 68 min.

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