Dicas de Filmes: Apocalypse Now

bruno_nascimento

Por Bruno Nascimento

Apocalypse Now
Ano: 1979
Gênero: Drama, Guerra
Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: John Milius, Francis Ford Coppola, Joseph Conrad (escritor do livro não creditado)
Elenco: Martin Sheen, Marlon Branco, Robert Duvall, Frederic Forrest

Durante a guerra do Vietnã, Willard, um capitão do exército americano cheio de vícios é chamado para mais uma campanha. Sua missão é apreender um coronel condecorado e desertor que agora supostamente controla uma tribo de nativos. O soldado – erroneamente – acredita estar calejado o suficiente para experimentar mais uma vez os horrores da guerra.

apocalypse-now

O filme é inspirado no livro sobre o colonialismo “O Coração das Trevas”, de Joseph Conrad, onde seu personagem, ao adentrar cada vez mais no rio e perceber a fragilidade de suas instituições perante uma cadeia alimentar rígida, perde a fé na civilização. Aqui o mesmo descontentamento ocorre, porém, o gatilho é diferente.

São os horrores da guerra que transformam as pessoas, presenteando-as com olhar distante e de desprezo.

Enquanto Willard desce o rio no barco com sua tripulação, se dá conta de que os horrores não são premeditados e só acabam quando você para de percebê- -los. Quando sua mente se for.

Apocalypse Now se firma como uma das maiores obras anti-guerra, carregada de momentos lisérgicos e ressaquistas, ao som de clássicos do rock n’ roll e também da música erudita. É excelente material de reflexão para melhor compreendermos a natureza humana.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *