Prazo para contribuir com o Leãozinho do Bem vai até dia 28 de dezembro

Destinação de parte do IR financia projetos sociais de mais de 20 entidades em Bento Gonçalves

 Uma boa forma de colocar em prática o espírito solidário e as renovações de propósitos tão evidentes nesta época do ano é contribuir com o Leãozinho do Bem, programa que estimula a destinação de parte do imposto de renda ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). O tempo para contribuir, no entanto, é curto. É preciso que pessoas físicas e jurídicas façam a destinação até o dia 28 de dezembro – assim, os valores caem diretamente na conta do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumdica), auxiliando mais de 20 entidades que fazem trabalho social em Bento Gonçalves. Depois desse prazo, os contribuintes também podem destinar, mas só durante abril, quando ocorre a declaração anual.

Optando pela destinação ainda neste mês, os recursos ficam diretamente em Bento Gonçalves, oportunizando melhorias no atendimento e aumento no número de vagas disponibilizadas pelas entidades. “Isso elimina a burocracia, com os recursos já ficando disponíveis às entidades, trazendo celeridade ao processo, antecipando estratégias para futuros projetos e dando mais tranquilidade às famílias que são atendidas”, avalia Marcos Fracalossi, integrante da Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis (Apescont-BG), uma das entidades mantenedoras do Leãozinho do Bem.

Marcos Fracalossi

Esse é o terceiro ano da campanha. Em seu primeiro ano, em 2016, o projeto ajudou no acréscimo de recursos ao Fumdica em quase 40%. Em 2017, o aumento foi 20% superior a 2016. Os parceiros do Leãozinho do Bem, como o Sicoob Meridional, ainda oferecem condições especiais para quem quiser destinar parte do IR devido mas não disponibiliza de recursos no momento. O contribuinte pode emitir um cheque pré-datado, que só será descontado no dia da restituição, a juro zero.

O projeto Leãozinho do Bem é uma iniciativa encampada pela Apescont-BG e conta com o apoio do CIC-BG, do Comdica, do Sicoob Meridional e da imprensa local.

TIRA-DÚVIDAS

Quem pode destinar?

Todos que tiverem imposto de renda para pagar ao governo.

Quanto posso destinar?

Pessoas física pode destinar 6% e pessoa jurídica, 1%.

Como faço para saber quanto destinar?

O valor deve ser calculado a partir do imposto devido no ano anterior, considerando o valor final. Ao depositar, é preciso enviar o comprovante do depósito ao Comdica, para o e-mail comdica@bentogoncalves.rs.gov.br, e solicitar seu recibo, que deverá ser apresentado quando você fizer a declaração, entre março e abril.

Não tenho dinheiro agora, como posso fazer?

Não tem problema. Basta entregar um cheque pré-datado no Sicoob Meridional, parceiro do Leãozinho. O cheque só será descontado na data da restituição, com juro zero.

Se perder essa oportunidade, como posso ajudar?

É possível realizar a destinação também em abril, por meio do programa gerador da declaração. No entanto, nesta modalidade, apenas pessoas físicas podem fazer a destinação, no limite de 3% do IR devido.

Em que conta faço o depósito?

Na conta do Comdica (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente)

Caixa Econômica Federal

Agência: 2792

Conta corrente: 400129-1

Operação: 006

CNPJ: 17.906.410/0001-07

Foto: Exata Comunicação

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *