Dicas de Filmes: Cidade de Deus

bruno_nascimento

Por Bruno Nascimento

Ano: 2002 Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund Roteiro: Bráulio Mantovani, Paulo Lins (livro) Elenco: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Bruno Phellipe Haagensen, Seu Jorge

Enquanto Zé Pequeno cresce no mundo do crime como líder cruel e implacável, Buscapé tenta quebrar o círculo de violência se tornando um fotógrafo profissional. Afirmar que um local é um personagem vivo pode soar como exagero, pois normalmente são tabuleiros estáticos onde as peças fazem seus movimentos. Aqui não é o caso. Cidade de Deus cresce – e decaí –, em congruência com seus elementos. A mudança da fotografia de quente para fria e a crescente de estruturas suburbanas – criando um cenário cada vez mais opressor – são dois exemplos notáveis.

Se por um lado o ambiente é ativo, quem é responsável por tal dinamismo são justamente os personagens, na sua maioria, interpretados por não atores e moradores de favela. Outra escolha que denota o naturalismo da história é o tom documental que surge momento ou outro – e que é equilibrado com situações mais intimistas.

Não é por falta de motivos que Cidade de Deus é um dos produtos brasileiros mais exportados para o mundo, sendo motivo de reverência – e referência – para muitas figurinhas marcadas do cinema mundial.

download

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *