00

Dicas de Filmes: 2001 – Uma Odisseia no Espaço

Por Bruno Nascimento

Há quatro milhões de anos, um monólito misterioso entra em contato com um grupo de símios irracionais. A presença do objeto acaba despertando um novo tipo de consciência naqueles seres e a história da humanidade se inicia.

Enquanto acompanhamos a odisseia do homem por respostas, entre relaxantes valsas espaciais ou sonoridades operísticas desconcertantes, somos instigados a interpretar. 2001 – Uma Odisseia no Espaço dificilmente se explica, mas instiga a divagação de forma vagarosa. É uma obra que engrandece quanto maior for o repertório, seja de filosofia nietzschiana, arquitetura francesa ou até a obra original de Arthur C. Clarke (este último para uma explicação linear e descomplicada da história).

É fácil de deixar escapar, mas com certa insistência – de preferência em um dia pouco sonolento –, se apresenta uma obra que perdura. Não somente em memória individual, mas em resistência ao tempo relativa a evolução das mídias. As técnicas inventivas que Kubrick usou para representar o espaço tornam o longa equiparável ao seu monólito. Único e merecedor de admiração.

00

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *