Greta Van Fleet

Por Natália Zucchi
natalia@integracaodaserra.com.br
@nataliazucchi

– Escuta isso!
“Aaaaaaah” de repente, uma super potência vocal em um grito muito enérgico.
– Led Zeppelin se reuniu e lançou música nova?

A comparação é inevitável durante o grito. Os mais fãs que relevem, mas a primeira impressão foi essa mesmo: Greta Van Fleet com seu hit Highway Tune me pareceu totalmente Robert Plant e companhia nos primeiros segundos. O que eu não considero negativo. Afinal, para ser comparado com O Led Zeppelin, é preciso ser muito bom. Já li críticas afirmando que definir os caras como “cover” da banda setentista é muita limitação e falta de crença na nova geração de bandas de rock e derivados. Porém, os próprios membros da Greta afirmaram que a comparação até soa engraçada, mas que é uma honra para eles. Não é mesmo?

Não dá simplesmente para ignorá-los. Até Plant já fez comentários positivos a respeito dos garotos. Entretanto, os riffs e principalmente o timbre de Josh Kiszka fazem muita gente se questionar se eles são ou não um plágio. Eu duvido. Pode ser difícil criar algo tão disruptivo no rock quanto Led Zeppelin naquela época, mas acredito no talento da Greta Van Fleet. Eles ainda estão formando sua identidade, como jovens. Inclusive, que bom que finalmente bandas novas e com bom potencial musical estão ganhando espaço – melhor ainda se for no nível de Led Zeppelin.

download (1)

Hora de fazer as devidas apresentações:

Com vocês, Greta Van Fleet!

O quarteto norte-americano foi formado em 2012 em Frankenmuth, Michigan. Três dos membros são irmãos: os gêmeos Josh e Jake Kiszka, respectivamente vocalista e guitarrista com 22 anos, e Sam Kiszka, 19 anos, que assume o baixo. Com eles, o amigo Danny Wagner, com 18 anos, na função de baterista desde 2013. Os jovens criaram uma mistura de rock, hard rock, blues e folk em sua produção autoral, que vem crescendo e expressando muita qualidade.

Em 2017, a banda lançou o EP From The Fires com sete canções. Até agora, minhas músicas preferidas são Black Smoke Rising, Safari Song (mais uma vez o grito na intro e o refrão muito Zeppelin) e a calminha Flower Power (fofa!). É possível notar também outras referências e similaridades. Por exemplo, o refrão de Edge of Darkness lembra Rush pra mim. Também não tem como não se encantar pelo cover de A Change is Gonna Come, gravada originalmente por Sam Cooke e eternizada na voz de grandes nomes como Aretha Franklin.

Se até aqui você já procurou o EP disponível no Spotify ou já partiu para o Youtube para conferir a performance dos rapazes, quem sabe você dá uma chance também para o lançamento oficial do primeiro disco de estúdio em longa versão. Anthem of the Peaceful Army será lançado no próximo dia 19 de outubro, com 10 faixas no LP e 11 na versão digital. Algumas músicas já foram lançadas como single, com videoclipe bem psicodélico!

Greta no Lolla

Para quem já é fã da banda e torce muito para que os caras cresçam ainda mais com um som de qualidade, como já vem acontecendo, a primeira oportunidade para conhecermos a performance ao vivo dessas figuras pode estar bem próxima – ainda mais se você estiver disposto a ir para um festival. Existe rumores de que banda virá ao Brasil em 2019 para a edição do Lollapalooza, que ocorrerá nos dias 05, 06 e 07 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Mesmo com venda dos passaportes já aberta (preços variam entre R$ 633 e R$ 3270 + taxas para os três dias), até o fechamento desta edição a organização do festival não confirmou a presença da banda, nem divulgou o tão esperado Line-up.

Sonhando alto

Bom seria se os vetchos do Led Zeppelin entrassem em competição com a Greta, se reunissem, produzissem algo novo e saíssem em turnê! Vai dizer que não ia ser massa demais?! Lembrando que neste ano o Led Zeppelin completa 50 anos de existência. Motivos não faltam, hein.

Em outra oportunidade falo sobre a Zepparella, grupo-tributo a Led Zeppelin formado apenas por mulheres. Enquanto isso dá um Google!

download

Anthem Of The Peaceful Army

1. Age of Man
2. The Cold Wind
3. When The Curtain Falls
4. Watching Over
5. Lover, Leaver (Taker Believer)
6. You’re The One
7. The New Day
8. Mountain of the Sun
9. Brave New World
10. Anthem
11. Lover, Leaver (Taker, Believer) (Exclusivo do digital)

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *