‘Passeio Cronometrado dos Vinhedos’ é destaque na Serra Gaúcha

Maior evento de regularidade histórica do Brasil reúne 125 veículos antigos que desfilaram beleza e charme por estradas de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e São Pedro da Serra

As estradas da Serra Gaúcha ficaram mais belas no último sábado com a passagem de mais de uma centena de veículos antigos que participaram do ‘VII Passeio Cronometrado dos Vinhedos’ e do ‘1º Passeio de Regularidade de Scooter Histórica dos Vinhedos’.

Organizado pelo Veteran Car Club dos Vinhedos em parceria com a Confraria Vespa Motor Club, o evento é considerado o maior do Brasil em número de participantes. Neste ano, marcaram presença equipes de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também houve a participação de uma dupla vinda da cidade argentina de Buenos Aires.

VII Raly dos Vinhedos - antigos

A movimentação proporcionada pelo evento de caráter histórico cultural iniciou na sexta-feira à noite, quando os antigomobilistas participaram do coquetel de boas-vindas na vinícola Peterlongo, em Garibaldi. Além da recepção festiva, o momento serviu para a retirada do material que compõe o kit de inscrição.

No dia seguinte, todos inscritos se deslocaram até a Vinícola Salton, no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves, para a saída. Às 8h45min partiu o veículo nº 001, um Willys Overland Touring Car 91, ano 1923, na categoria Vintage até 1930, que teve quatro veículos no total.

VII Raly dos Vinhedos - saida

Na sequência, foi a vez das scooters. Vespas e Lambretas, totalizando 15 veículos, foram a novidade do evento com a primeira edição do ‘Passeio de Regularidade de Scooter Histórica dos Vinhedos’. Com beleza singular, os veículos duas rodas atraíram a atenção das pessoas para completar o trajeto de 190 quilômetros com passagem por Garibaldi, Carlos Barbosa, São Pedro da Serra e retorno a Bento Gonçalves.

VII Raly dos Vinhedos - scooters

Às 9h21min começou a saída dos veículos fabricados a partir de 1931. Com variadas cores, formas e tamanhos, os carros iniciaram um desfile de charme e beleza pelas estradas da Serra Gaúcha. A planilha levou os participantes a percorrerem o distrito de Faria Lemos, com descida para a Linha Alcântara, onde os inscritos costearam o Rio das Antas para chegar à comunidade de Santa Bárbara, já no município de São Valentim do Sul.

VII Raly dos Vinhedos - estrada1

O retorno levou carros e scooters à primeira parada para visita em vinícola, na Dal Pizzol. Instantes depois todos já estavam passeando pelo Vale dos Vinhedos, seguindo pela Garibaldina, onde puderam conhecer mais um empreendimento vinícola, a Courmayer. Após agradável parada, os participantes seguiram para Garibaldi para acessar a BR 470 com destino à Casa Borsoi, em Carlos Barbosa, onde todos almoçaram.

VII Raly dos Vinhedos - ferraris

A continuidade do passeio cronometrado levou a beleza dos veículos antigos para uma parada no FestiQueijo e uma visita ao varejo da Tramontina, no centro da cidade barbosense. Em seguida, o prazer em conduzir os clássicos fez os participantes irem até a cidade de São Pedro da Serra, onde foram recepcionados pelas princesas da Kappesbergfest e moradores da cidade que ofereceram lanche a todos.

A diversão em dirigir os veículos continuou no retorno a Bento Gonçalves, onde os participantes foram recepcionados na Fundaparque para um tradicional brinde com espumante e entrega dos equipamentos que controlam a regularidade dos participantes.

VII Raly dos Vinhedos - coquetel

À noite, em jantar festivo no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, aconteceu o reconhecimento aos veículos mais regulares do passeio cronometrado. No total, foram sete categorias divididas por ano de fabricação dos automóveis: Vintage (até 1930), Pós-Vintage (1931 a 1945), Pós-Guerra (1946 a 1960), Contemporâneos I (1961 a 1970), Contemporâneos II (1971 a 1980), Contemporâneos III (1981 a 1988) e Scooter (até 1988). A ocasião também serviu para a entrega de doação financeira com fins sociais para Cristiane Larentis e Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves.

VII Raly dos Vinhedos - chegada

Em 2019, o Passeio Cronometrado dos Vinhedos acontecerá no dia 6 de julho.

Os resultados completos estão disponíveis no endereço eletrônico: https://www.rallydosvinhedos.com.br/downloads

RESULTADOS

Categoria Scooter
Pos. Nome Cidade Veículo
1º Daniel Orso Bento Gonçalves Piaggio Vespa Px 200e 1987
2º Ricardo Port Novo Hamburgo Piaggio Vespa PX 1986
3º Jonas Henrique Knorst Dois Irmãos Piaggio Vespa PX 1988

Categoria Vintage até 1930
1º Sergio Chesini e Ibanez Basso / Garibaldi / Ford Speedester 1929
2º Darcy Montemaggiore e Lauri Montemaggiore / Garibaldi / Ford A Tudor 1928
3º Luiz Carlos Guarnieri e Lucas Guarnieri / Garibaldi / Willys 98B 1930

Categoria Pós-Vintage de 1931 a 1945
1º Augusto Todeschini Mejolaro e Marcelo T. Mejolaro / Bento Gonçalves / Chevrolet Carretera 1939
2º Carlos Bianchi e Livia Bianchi / Garibaldi / Chevrolet Sedan 1938

Categoria Pós-Guerra de 1946 a 1960
1º Reinaldo Ismael Morilha e Marcelo Siqueira Gios / São Paulo / Triumph TR3A 1959
2º Carlos Bertuol e Maysa Variani Bertuol / Bento Gonçalves / Chevrolet BelAir 1953
3º Adilson Antonio Frá e Gilberto Pedrucci / Garibaldi / Cadillac Coupe de Ville 1951

Categoria Contemporâneos I de 1961 a 1970
1º Lucas Menegat e Dante Alberto Frittoli / Bento Gonçalves / Volkswagen Karmann Ghia 1967
2º Ronaldo Bittencourt e Mauricio Cortoni Milano / Porto Alegre / Chevrolet Opala 1970
3º Gina Mazzoccato e Franciele Sacchett Mazzoccato / Bento Gonçalves / VW Fusca 1200 1965

Categoria Contemporâneos II de 1971 a 1980
1º Cícero Hartmann e João Roberto Schimidt / Porto Alegre / Ford Maverick V8 1975
2º Leonardo Tumelero e Samuel Scur Paim / Porto Alegre / Volksvagen Fusca 1973
3º Christian Blum e Gabriel Rambo Stefenon / Gramado / VW Fusca 1971

Categoria Contemporâneos III de 1981 a 1988
1º Claus Hoppen e Luis Durval / Campinas / Envemo-Porsche Super 90 1982
2º Paulo Menezes e Fernanda Menezes / Porto Alegre / Pontiac Fiero 1984
3º Antonio Augusto Greca e Eurico Estima / Porto Alegre / Mercedes Benz 560SEL 1988

Categoria Coupe de Dames
1º Gina Mazzoccato e Franciele Sacchett Mazzoccato / Bento Gonçalves / VW Fusca 1200 1965
2º Lizandra Mazzoccato e Teresinha Dalla Costa / Bento Gonçalves / Jaguar XJS V12 1977
3º Luisa Cobalchini Damasio e Rejane Cobalchini / Bento Gonçalves / Opala Super Luxo Automatic 1974
O ‘VII Passeio Cronometrado dos Vinhedos’ e o ‘1º Passeio de Regularidade de Scooters’ Histórica dos Vinhedos’ têm organização do Veteran Car Club dos Vinhedos; co-realização da Confraria Vespa Motor Club; supervisão da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA); patrocínio da Baterias Cral, Motul, Allog, Cinex, Imobiliária Faggion, Dalla Valle Transportes, HC Comercial, Navarini e Vízia Ótica; apoio de Dall’ Onder Grande Hotel, Dal Pizzol Vinhos Finos, Vinícola Salton, Altemir Vídeo, Conex, Peterlongo, Vinícola Courmayer, Tramontina, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa e São Pedro da Serra. O ‘Passeio Cronometrado dos Vinhedos’ integra o ‘X Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica’, promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).

Mais informações:
contato@veterancarvinhedos.com.br
www.rallydosvinhedos.com.br
www.veterancarvinhedos.com.br
Fotos: Divulgação Veteran Car Club dos Vinhedos/Altemir Seibel

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *