Parceiros Voluntários tem agenda solidária em escolas e entidades do município

ONG apoiou, durante o mês, atividades em instituições de ensino e no Lar do Ancião

No mês de junho, diversas ações articuladas pela Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves ocorreram em instituições de ensino e entidades do município, com o apoio de empresas e profissionais engajados na causa.

Nas escolas bento-gonçalvenses, as atividades seguiram a agenda do programa ‘Tribos nas Trilhas da Cidadania’ – projeto desenvolvido por jovens e crianças que busca estimular e desenvolver a cultura do voluntariado.Os resultados da iniciativa aparecem em promoções como a realizada na Escola Municipal Ensino Fundamental Professor Felix Faccenda: em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (lembrado em cinco de junho), os alunos das turmas de 3º ano distribuíram um informativo sobre os cuidados com a água – confeccionado com papel reciclado artesanal e produzido pelos próprios estudantes da educação infantil. Também houve o lançamento do projeto ‘Mão Amiga – Abrace Uma Causa’, que visa a arrecadar tampinhas plásticas, posteriormente doadas a entidades assistenciais. A meta é que as organizações utilizem os recursos para a aquisição de materiais necessários ao tratamento de seus pacientes.

Ação na Escola Felix Faccenda 1

Outro exemplo de engajamento social – esse envolvendo o setor privado – foi a ação realizada no Lar do Ancião, na quarta-feira,27. Por meio do programa ‘Voluntário Pessoa Jurídica’, massagistas do salão Jane Beauty proporcionaram momentos de descontração e relaxamento à, aproximadamente, 15 moradores da casa de repouso. “O resultado foi excelente. A experiência foi de muita valia para ambas as partes: os idosos relataram a satisfação por receber o serviço e os profissionais aprenderam com toda a vivência deles”, comenta a fisioterapeuta do Lar do Ancião, Thais Dendena. Foi a primeira vez desse tipo de iniciativa na entidade.

 Ação na Escola Felix Faccenda 2

Doações ao Lar do Ancião

O Lar do Ancião é uma organização que existe desde 1981 em Bento Gonçalves. São cerca de 60 idosos residentes no local. O lar oferece serviços como assistência social, enfermagem, fisioterapia e atendimento psicológico com uma equipe de mais de 30 funcionários. Para a manutenção das facilidades, o apoio da comunidade é fundamental. As maiores necessidades são doações em dinheiro, produtos de limpeza, de higiene, fraldas geriátricas e itens de alimentação em geral. Para saber como contribuir com a entidade, é possível acessar o sitewww.lardoanciaogb.com.br.

O que é a Parceiros Voluntários

A Parceiros Voluntários é uma ONG implantada no município há quase 20 anos. Mantida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), atua em uma campanha permanente para incentivar o trabalho voluntário e inspirar novas parcerias. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas as suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar. No caso das empresas, a Parceiros Voluntários tem um programa que auxilia no planejamento e execução de ações sociais em benefício da comunidade com a participação direta dos seus colaboradores. As ações variam conforme o interesse de cada instituição: voluntariado individual, reforma de espaços, bingo com idosos, piquenique com crianças, captação de materiais para entidades e caminhadas por causas sociais são alguns dos exemplos. Mais informações podem ser obtidas pelo (54) 2105-1999.

Crédito das fotos: divulgação Parceiros Voluntários

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *