ExpoBento encerra com público de 209 mil visitantes e avaliação de bons negócios

Durante 11 dias de programação, expectativa é de movimentação superior a R$ 40 milhões

Quem passou pela ExpoBento 2018 – um contingente de 209.342 visitantes – teve atendida a promessa de encontrar na feira um verdadeiro mundo de opções. A 28ª edição do maior encontro multissetorial do país contabilizou 485 expositores, alocados em nove espaços temáticos, que ofertaram mais de 30 mil itens ao público.

Pela combinação da variedade no mix de produtos e serviços, promoções e atendimento diferenciado, as avaliações indicam que a previsão de movimentar R$ 40 milhões em negócios durante os 11 dias de programação se concretizou. “A ExpoBento 2018 atingiu as expectativas e cumpriu seu papel na condição de maior vitrine da Serra Gaúcha. A feira contribuiu, mais uma vez, para fomentar o desenvolvimento econômico da região. Ouvimos pelos corredores avaliações positivas por parte dos expositores de todos os espaços e isso não só nos alegra, mas, principalmente, motiva a continuar trabalhando pelo sucesso do evento”, avalia o diretor geral desta edição, Leocir Glowacki.

Outra importante contribuição foi o incentivo ao empreendedorismo – com destaque para projetos como a agroindústria familiar, que teve mais de 60 expositores, microempreendedores contemplados com a oportunidade de vendas, divulgação e consolidação de seus negócios. “Da mesma forma, a ExpoBento colaborou na promoção da cultura, reunindo artistas locais, regionais e nacionais em mais de 70 apresentações. Foram shows, peças teatrais e espetáculos cênicos que ofereceram às pessoas lazer e diversão de forma acessível. Vimos muitas famílias desfrutando desses momentos, o que nos deixa muito felizes”, diz o Diretor.

 

Feira faz bem para a cidade

Por conta desse somatório de relevantes retornos, a feira, promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços, consolida-se como importante fonte geradora de oportunidades, de acordo com o presidente da entidade, Elton Paulo Gialdi. “A ExpoBento faz bem para Bento Gonçalves. É um evento com quase 30 anos de tradição, que reforça nossa vocação empreendedora, gera negócios, empregos, benefícios econômicos e sociais para a comunidade. Em meio a um cenário tão nebuloso e turbulento que o país vive, é um exemplo do que o associativismo é capaz de conquistar”, avalia.

A ExpoBento já tem data confirmada para 2019. A 29ª edição da maior feira multissetorial do país ocorre de 6 a 16 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

 

Bons frutos no saldo da 28ª ExpoBento

Quem investiu na participação na ExpoBento – seja em critérios como planejamento, atendimento, mix ou diferenciação – encerrou a edição satisfeito com os resultados. O estande da Rollins Tattoo teve movimento acima do esperado neste que foi seu segundo ano consecutivo na feira. “Mantivemos nosso serviço de forma constante. Fomos sempre os últimos a sair do Parque de Eventos devido à grande demanda do público”, comenta o proprietário, Rodrigo Cenci Tedesco. Mais de 85% dos clientes que procuraram os serviços da empresa durante a ExpoBento foram novos contatos. O espaço ofereceu a aplicação de piercings, tatuagens e também divulgou a nova especialidade do Rollins: um tratamento a laser inovador para a remoção de manchas, rejuvenescimento, entre outros, que estreia em agosto.

Outro expositor que tem motivos para comemorar é o Thermoaquecimento. Pelo sétimo ano na ExpoBento, a empresa celebra o grande movimento – tanto que a equipe alocada para fazer o atendimento no estande foi maior do que nos anos anteriores. “O frio foi nosso aliado. Aproveitamos a combinação entre baixas temperaturas e participação na feira para fechar negócios, mantermos contato e sermos lembrados pela comunidade”, relata o proprietário, Tiago Casagrande.

A Killer Calçados, de Novo Hamburgo, participa da feira todos os anos. Em 2018, investiu em dois espaços: um no Mundo das Variedades e outro no Mundo da Moda. “Somos fabricantes e trabalhamos com o preço de custo, o que é um atrativo para a feira. Ficamos satisfeitos, o movimento desta edição foi melhor do que no ano anterior”, conta o gerente da marca, Douglas Gandolf.

 

Resultados animadores na agroindústria

O Mundo do Agronegócio sentiu os reflexos positivos da ExpoBento 2018. Foram 60 expositores no espaço. Desses, 40 tiveram o subsídio do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (SDR). Essa é uma iniciativa que valoriza o trabalho dos pequenos produtores locais e incentiva seu viés empreendedor, contribuindo fortemente para o desenvolvimento econômico e social da região. Os outros 20 foram apoiados pela Prefeitura de Bento Gonçalves.

Encontrar bons exemplos de rentabilidade da feira foi tarefa fácil nos corredores do espaço. A agroindústria Favo de Mel, de Marques de Souza, esteve pelo segundo ano consecutivo na ExpoBento. Segundo o representante da marca na Serra Gaúcha, Maurício Brandão, a expectativa se manteve e o espaço físico da feira ficou maior e melhor. Na mesma perspectiva, o Artezanato Fênix, de Caçapava do Sul, também está pelo segundo ano na ExpoBento e afirma a aposta assertiva em expor na maior feira multissetorial do país. “Nós trabalhamos com produtos de lã e couro e com a chegada do frio nossa venda aumentou”, comenta a proprietária, Marilu Teresinha dos Santos.

 Expobento Público - Crédito Jeferson Soldi

Mais de mil participantes no espaço ‘ExpoBento Na Mesa’

Incentivar o público a conhecer mais sobre a gastronomia regional e tudo o que envolve o setor: essa foi a grande contribuição do projeto ‘ExpoBento Na Mesa”. Estreante nessa edição, a iniciativa teve atrações para atender todos os públicos. As oficinas Kids e Teens do Senac-RS oportunizaram experiências únicas na cozinha para crianças de quatro a 14 anos. No total, foram cerca de 125 jovens participantes em oito oficinas ao longo da programação. Eles produziram bolos integrais, cookies, cupcakes e muitos outros quitutes.

Para o público adulto, renomados chefs de cozinha ministraram 10 aulas-show. Delas, participaram cerca de 400 pessoas. Além disso, 15 cursos de degustação com vinícolas da região serrana puderam aperfeiçoar o paladar de mais de 600 interessados em imergir no mundo do vinho. A iniciativa teve apoio da Cooperativa Santa Clara, Orquídea Alimentos e Italínea Móveis Planejados. A realização foi do Senac Gastronomia.

 

Crédito das imagens: Jeferson Soldi

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *