Alunos do IFRS promovem ação solidária na APAE

Projeto COMpaixão, em conjunto com a Parceiros Voluntários, levou a primeira turma de agronomia do Instituto até a associação para cultivar a horta do local

O projeto COMpaixão, coordenado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul de Bento Gonçalves, propõe aos alunos da instituição um olhar voluntário frente às necessidades de entidades do terceiro setor do município. Com o apoio e intermédio da Parceiros Voluntários, o projeto COMpaixão realizou a limpeza e o plantio de diversas variedades de frutas e legumes na horta e no jardim da APAE de Bento no dia 02 de maio. A ação contou com a presença da primeira turma do curso de agronomia do IFRS.

Alunos do IFRS promovem ação solidária na APAE (2)

Os estudantes, de 18 a 20 anos, tiveram a oportunidade de exercer o trabalho voluntário, por meio do projeto, e, ainda, aliar a atividade com a prática do curso, pelo projeto Horta do Bem. A partir dessa iniciativa, os alunos realizaram a análise do solo e aplicaram seus conhecimentos sob o acompanhamento dos professores.

Alunos do IFRS promovem ação solidária na APAE (1)

A coordenadora do projeto COMpaixão, Kelen Rigo, conta que a ideia surgiu da necessidade de promover a ida dos alunos às entidades e aliar o voluntariado à prática dos cursos. “Todos os alunos são convidados a participar da iniciativa. No caso da ação na APAE, os alunos de agronomia se dispuseram a ajudar e, com isso, puderam ser orientados pelos professores, agregando mais conhecimento, já que estão diretamente na área”, aponta.

Apesar de toda a turma se envolver nessa ação inicial, a manutenção do espaço fica a cargo do bolsista Giovane Augusto Fensterseifer. “A consciência solidária deveria estar mais presente nas pessoas. Acredito que esse ato, de ir até as entidades para ajudar no que está ao nosso alcance, contribui para uma sociedade melhor”, comenta.

Colaboração é essencial

Além do apoio da Parceiros Voluntários, que apresenta as demandas das entidades às instituições do município por meio do programa Voluntário Pessoa Jurídica, a ação na APAE contou também com a colaboração de empresas: a Tramontina doou as ferramentas utilizadas na atividade e a Sakata, empresa de São Paulo, forneceu as sementes.

Para a diretora da APAE, Bernardete Carraro Bertuol, essa iniciativa agrega um valor enorme para a associação. “Além de proporcionar um visual mais agradável para os alunos e para o público que passa em frente a entidade, a horta faz com que tenhamos produtos próprios e ecológicos. Por isso que ficamos muito felizes quando esse tipo de iniciativa chega até nós”, declara.

Sobre o voluntariado

O projeto COMpaixão existe desde 2016 e realiza diversas ações ao longo do ano. A iniciativa agrega alunos de todos os cursos do Campus do Instituto Federal de Bento Gonçalves. Para mais informações, é possível entrar em contato com a Coordenadoria de Apoio ao Educando do IFRS pelo fone 3455-3200 ou pela página do projeto no Facebook.

A Parceiros Voluntários é uma ONG implantada no município há quase 18 anos. Os interessados em participar – sejam pessoas físicas ou jurídicas – podem escolher ações que estiverem relacionadas às suas habilidades e que, ao mesmo tempo, proporcionam bem-estar. As ações variam conforme o interesse de cada instituição ou indivíduo: voluntariado individual, reforma de espaços, bingo com idosos, piquenique com crianças, captação de materiais para entidades e caminhadas por causas sociais são alguns dos exemplos. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 2105-1999.

Crédito das imagens: Exata Comunicação

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *