Ação ambiental promove limpeza do rio Taquari-Antas

O fortalecimento da conscientização ambiental e a retirada de resíduos das águas e das margens do rio Taquari-Antas foram os resultados mais expressivos da 12ª edição do projeto “Viva o Taquari‐Antas Vivo”, realizada no dia 7 de abril no reservatório da Usina Hidrelétrica 14 de Julho. Ao todo, 21 pessoas participaram das atividades, envolvendo funcionários da CERAN e servidores municipais de Bento Gonçalves, Veranópolis e Cotiporã.

Viva o Taquari-Antas Vivo_02

Os trabalhos incluíram distribuição de folders, fiscalização ambiental e recolhimento de aproximadamente 3 metros cúbicos de resíduos sólidos, composto basicamente por plásticos, pneus e metais, que foram separados e destinados para reciclagem.

Além do caráter pedagógico, a ação também contou com uma operação de fiscalização realizada pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM). O resultado foi a autuação em flagrante de duas pessoas que estavam praticando pesca ilegal no local e a apreensão de 350 metros de rede de pesca.

Viva o Taquari-Antas Vivo_03

Coordenado por entidades de municípios do Vale do Taquari, e apoiado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari‐Antas, o projeto “Viva o Taquari-Antas Vivo” é uma iniciativa que busca mobilizar o maior número de instituições e municípios a fim de promover atividades ambientais periodicamente, de modo a criar um calendário de ações que possibilite cuidar dos rios da região e estender os conceitos de educação ambiental e sustentabilidade para a população em geral.

Viva o Taquari-Antas Vivo_01

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *