CRAS oferece novidades no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Carlos Barbosa

O Centro de Referência em Assistência Social – CRAS de Carlos Barbosa  busca prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais através do desenvolvimento e monitoramento das famílias, com atividades que promovam o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, aumentando o acesso aos direitos da cidadania. As avaliações e acompanhamentos são realizados por profissionais de Psicologia e Assistência Social, através dos seguintes serviços: Programa de Atenção Integral à Família – PAIF; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV; Benefícios Eventuais, e, Profissional Aprendiz.

Destes, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um trabalho realizado em grupos, no intuito de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social, sendo ofertado de forma a complementar o trabalho social com as famílias e é realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Assim, o programa é organizado com o intuito de ampliar trocas culturais e de vivências, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Desta forma, o serviço é destinado para crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência e idosos.

2018_04_04_1522866311

Dentre os atendimentos em grupos realizados, são desenvolvidas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, de acordo com a idade dos usuários. Conforme destaca a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Jéssica Dalcin Andrioli, é uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. “O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. A ação possui um caráter preventivo, pautada na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.”, ressalta a Secretária.

 Neste ano, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foi dividido em três grupos, sendo um para idosos e dois para mulheres. Neles, são realizados Círculos de Construção de Paz, oficinas de artesanato, passeios, visitas, cinema e encontros. E, a novidade de 2018 é um projeto em parceria com a EMATER, através do qual os participantes terão oportunidade de conhecer e aprender sobre plantas medicinais, entendendo o uso correto das mesmas e a importância para a preservação do meio ambiente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *