Wine South America vem com expectativa de somar 250 marcas expositoras

A Wine South America – Feira Internacional do Vinho – foi oficialmente lançada no dia 02 de março, no Bento Gonçalves Centro Empresarial, perante cerca de 300 convidados entre representantes de entidades do setor, autoridades políticas, imprensa, além de importantes vinícolas. Para a primeira edição, que ocorre de 26 a 29 de setembro, na Serra Gaúcha, a expectativa é somar 250 marcas expositoras em 10 mil metros quadrados de área e atrair 10 mil profissionais altamente qualificados.

Estamos muito confiantes na proposta da feira, de promover os vinhos, espumantes e sucos produzidos no Brasil em âmbito global. O setor vitivinícola brasileiro tem grande potencial de negócios e expansão, bem como seu enoturismo, que é outra força a ser trabalhada para transformar o evento em uma experiência única para os visitantes”, diz Alberto Piz, diretor da Milanez & Milaneze, empresa promotora da feira e subsidiária da italiana Veronafiere.

A Feira também será uma alavanca para aumentar o consumo interno de vinhos e espumantes, que no Brasil fica abaixo da média da América Latina, na avaliação do presidente do Grupo Veronafiere, Maurizio Danese, “A Serra gaúcha é um território belíssimo, com excelentes vinícolas. O enoturismo sem dúvida é uma ferramenta importante para atrair compradores para os produtos da região. A feira vai ajudar a mostrar todos esses atrativos ao mundo”, disse.

LEIA TAMBÉM: Vinícola Garibaldi encerra safra 2018 com quase 20 milhões de quilos de uva recebidos

A Feira assume, também, particular relevância ao unir forças brasileiras e italianas em prol desse objetivo. “O Rio Grande do Sul representa muito da força do mercado vinícola no Brasil, do mesmo modo que o Vêneto representa na Itália. Encontros como esse são importantes para estreitar os laços comerciais entre as duas regiões, que têm no vinho uma de suas características especiais”, disse o Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini.

Parcerias são o caminho para o sucesso

Outro ingrediente essencial para o sucesso da Wine South America 2018 é a rede de alianças já consolidadas. A importância da soma de força foi uma das tônicas destacadas pelo Governador José Ivo Sartori em sua mensagem durante a solenidade de apresentação da feira. “Esse evento vai, com certeza, marcar a história como um grande passo de evolução nessa área, movimentando toda a cadeia produtiva do vinho, espumantes e suco, bem como o turismo da região. A Feira Internacional do Vinho tem um desafio, que vai depender muito do trabalho e da unidade de todos: mostrar o que é feito no Rio Grande do Sul, que responde por 90% da produção nacional, sendo a Serra Gaúcha o grande polo do setor”, disse.

A Wine South America tem a expectativa de reunir 250 marcas expositoras, entre empresas produtoras nacionais e internacionais de vinho, fabricantes de máquinas e equipamentos, prestadoras de serviços e fabricantes de acessórios para o segmento. A feira abre espaço, também, para os produtores de café, de cachaças e destilados, e olivicultores. Esses atrativos devem ser visitados por cerca de 10 mil visitantes, entre importadores, distribuidores, profissionais da área, apreciadores, consumidores, pesquisadores e estudantes.

VEJA TAMBÉM: Feira de produtos adaptados para deficientes físicos ocorre em Bento

Quem visitar poderá apreciar degustações, assistir a premiações, participar de treinamentos e palestras conduzidas por profissionais que são referência no mercado nacional e internacional. Outro destaque serão os Projetos Comprador e Imagem, em parceria com o Ibravin. O primeiro prevê a participação de compradores internacionais; já o segundo a vinda de jornalistas estrangeiros – ações combinadas abrindo mercado para negócios com países como Chile, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Reino Unido, dentre outros.

Ampliar visibilidade do setor e aumentar consumo dos produtos são desafios

A Wine South America vem com o objetivo claro de gerar negócios para o desenvolvimento do setor vitivinícola e do enoturismo nacionais – metas que, de imediato, conquistaram a simpatia das entidades representativas do segmento. Buscamos com a feira três grandes objetivos: fortalecimento da imagem da vitivinicultura gaúcha e brasileira, visibilidade e desenvolvimento do enoturiismo e aumento da presença de nossos vinhos, espumantes e suco de uva nos mercados interno e externo. Estamos dispostos a investir e nos apresentar com força e determinação em nossa casa para ampliarmos nossas relações comerciais. Há muito trabalho para fazer, e o setor já está fazendo a sua parte”, disse o presidente do Ibravin, Oscar Ló.

O desafio que está sendo lançado pela feira permite que os setores públicos e privados se unam no objetivo de divulgar para o mundo uma pouco daquilo que a Serra Gaúcha tem de melhor: a qualidade de seus vinhos, sucos e espumantes. “Essa é uma feira de interesse coletivo, cujo sucesso estará levando benefícios para todos os municípios da região, divulgando a qualidade de seus produtos e as potencialidades do turismo”, destacou Antonio Cetolin, presidente da AMESNE (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) e prefeito de Garibaldi.

SAIBA MAIS: CIC apresenta a ExpoGaribaldi 2018

Vitrine desses importantes atrativos, a Wine South America será, também, importante estímulo ao desenvolvimento econômico da região, geração de emprego, renda e inclusão social. “Essa representatividade vem acompanhada de uma grande responsabilidade ao receber parceiros do mundo todo para mostrar nossos produtos, nossas belezas, nossas forças. Certamente honraremos a confiança que estamos recebendo, num esforço que certamente trata benefícios para a cadeia produtiva da região”, disse o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.

SERVIÇO:

O que: Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho.

Quando: de 26 a 29 de setembro de 2018

Onde: Bento Gonçalves, RS

Informações: winesa.com.br

* Fonte: Exata Comunicação

Fotos: Valéria Loch

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *