O glamour de Garibaldi

Centro Histórico: construções do início do século XX formam um cenário charmoso e nostálgico

Reportagem: Natália Zucchi
Edição: Kátia Bortolini 

As promoções artísticas e culturais que têm ocorrido nos últimos anos no Centro Histórico de Garibaldi, representado por 35 edificações centenárias, estão glamorizando o município no cenário regional. Eventos promovidos pela prefeitura na rua Buarque de Macedo, como o Garibaldi Vintage e o Natal Borbulhante, têm atraído milhares de pessoas, entre turistas e moradores de municípios da Serra Gaúcha, como Bento Gonçalves. A programação do Natal Borbulhante, no cenário charmoso do Centro Histórico, tem incluído atrações nacionais. Nesta edição, a banda carioca Blitz, sucesso nos anos 80, se apresentará na noite de 21 de dezembro, a partir das 21 horas. A edição de 2016 contou com a participação do cantor Erasmo Carlos.

garibaldi 3

A preservação do conjunto de imóveis centenários, localizados na Buarque de Macedo e ruas adjacentes, é garantida pelo Plano Diretor do município

O Centro Histórico de Garibaldi foi delimitado em 2008 no Plano Diretor do Município. A partir de então, as propostas de intervenção no espaço são avaliadas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (COMPHAC), instituído em 2006 e formado por representantes do poder público municipal e de entidades. O Conselho também atua conscientizando a população sobre a importância da preservação do conjunto arquitetônico do centro da cidade. Do montante dos prédios do Centro Histórico, três deles, o prédio que abriga o Museu Municipal, a sede da Prefeitura e a mansão da família Mazzini são tombados, mais a Igreja Matriz que também é Patrimônio Histórico. Mas o Plano Diretor garante que dentro do Centro Histórico somente podem ser construídas edificações com até quatro pavimentos. Também garante que em caso de reforma, deve ser mantida a fachada original dos prédios e das casas centenárias.

garibaldi 5

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Garibaldi, após a instituição do Roteiro Passadas, em 2001, a preservação dos prédios centenários passou a ser defendida tanto pela sociedade como pelos moradores do perímetro histórico. O roteiro conta com passeio guiado, feito a pé ou de Tim Tim – caminhão GMC de 1944, adaptado para o transporte de turistas ao longo da Buarque de Macedo e ruas adjacentes. Já a revitalização da Buarque de Macedo, representada pelo alargamento das calçadas e fiação subterrânea, ocorreu em 2013. O investimento nas melhorias, segundo o secretário municipal de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, girou em torno de R$ 4 milhões.

garibaldi 4

Maioria dos casarões foi construída por famílias de sírio-libaneses, a partir de 1900

A rua Buarque de Macedo, principal via do centro da cidade, é remanescente da estrada Buarque de Macedo. Os primeiros imigrantes que chegaram em Garibaldi, em 9 de julho de 1870, eram da Prússia, atual Polônia. Na época da imigração de levas de europeus para o Sul do Brasil, a Buarque de Macedo era a única estrada existente. Ela ligava Montenegro a Maratá, passando pela colônia Conde D’Eu, hoje Garibaldi. Foi por essa estrada que, a partir de 1874 e 1875, começaram a chegar novas levas de imigrantes suíços, italianos, franceses, austríacos e poloneses. No início de 1900, Garibaldi recebeu famílias sírio-libanesas, que se estabeleceram com comércio no centro da cidade, construindo muitas das edificações atualmente preservadas.

LEIA MAIS: Para curtir o Natal – Programação Bento, Monte Belo, Santa Tereza e Pinto Bandeira

No final do século 19, foi instituída uma alfândega pelo Governo da Província na extensão da Buarque de Macedo, em território de Garibaldi, na qual famílias de imigrantes eram recebidas e abrigadas. “Na época, a colônia começava a se desenvolver naquela região, onde hoje é o bairro Alfândega. No local, um grande galpão foi construído, servindo de lar temporário até que os imigrantes europeus construíssem suas casas e tivessem condições de sustento”, explica a Diretora do Arquivo Histórico de Garibaldi, Elenita Girondi. A alfândega também fornecia materiais e ferramentas para a construção e desenvolvimento do trabalho individual, a partir de empréstimos entre os imigrantes e o governo. “Muitos ficaram em dívida porque os valores eram cobrados em 5 a 10 anos”, destaca Elenita.

garibaldi 6

O Tropeirismo também teve importância fundamental no desenvolvimento de Garibaldi. Na época, o transporte de cargas para comércio, no lombo de animais era feito pela estrada Buarque de Macedo. Grandes casas comerciais e hotéis se desenvolveram, com paradouro também para os animais.

A população da Capital Brasileira do Espumante é representada por 32.578 habitantes, entre as áreas urbana e rural, numa área de 167 quilômetros quadrados. A cidade possui 26 bairros e três distritos, Marcorama, Costa Real e São Jorge. A economia do município é representada pela indústria, vitivinicultura, turismo e comércio.

Garibaldi Vintage
O Garibaldi Vintage, lançado no início de 2014, retoma o charme das décadas de 20 a 60 – através da música, da caracterização do público e da exposição de carros antigos. Ao longo do Centro Histórico ficam dispostos pontos de vendas de alimentos e bebidas, além de shows e apresentações artísticas itinerantes. A última edição do evento ocorreu no dia 17 de novembro deste ano, com um público superior a 12 mil pessoas. Entre as atrações, o cover de Elvis Presley, interpretado pelo cantor Fabiano Feltrin.

Noite Branca com a participação de 80 lojas

Acendimento das luzes na rua Buarque de Macedo (8) Cr+®ditos Alexandra UngarattoDentro da programação do Natal Borbulhante ocorre a quarta edição da Noite Branca, em 14 de dezembro, no Centro Histórico, com a participação de 80 lojas, que permanecerão abertas até às 22h30min, com descontos, ofertas e brindes especiais. A ação é uma iniciativa da Rota de Compras de Garibaldi, com apoio da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), Câmara de Indústria e Comércio (CIC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Secretaria de Turismo de Garibaldi. O evento integra a programa- ção do Natal Borbulhante.

20 anos de Natal Borbulhante
A edição de 2017 comemora os 20 anos da promoção Natal Borbulhante em Garibaldi. O evento reúne uma série de atrações artísticas e culturais na Praça Loureira da Silva e na rua Buarque de Macedo durante o mês de dezembro. A realização do Natal Borbulhante é do Ministério da Cultura e da prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

Concerto Jazz and Blues Orquestra - Priscila Pilletti (2)

Natal Borbulhante 2017
De 12 a 21 de Dezembro, programação na Praça Loureiro da Silva

12 de Dezembro | Terça-feira
20h – Abertura Oficial, com a chegada do Papai Noel e Banda Musical Prof. Danilo Chesini
21h – Show Geminis Bee Gees

13 de Dezembro | Quarta-feira
19h – Banda Loyah Bane 20h – Banda Taboo
21h – Show Rodrigo Soltton e Omair Trindade

14 de Dezembro | Quinta-feira
4ª Noite Branca – Comércio aberto até às 22h30min com ações especiais
20h – Recital Musical Center, Escola de Música
21h – Apresentação Orquestra Jovem de Garibaldi

15 de Dezembro | Sexta-feira
20h – Banda DZ9 21h – Show Gabriel Abrantes
22h – Banda Big Trouble

VEJA TAMBÉM: Desfrute das Ceias de Natal e Réveillon no Villa Michelon

16 de Dezembro | Sábado
17h – Escola de Dança Camila Montemaggiore
18h – Grupo de Danças Folclóricas Italianas Stella D’Italia
20h – Rodrigo Munari
21h – Show Acústico Maraue
22h – Banda Relativos

17 de Dezembro | Domingo
18h – Grupo Sons e Acordes e Coro Infanto-Juvenil da Escola São Marcos
18h30min – Show Acústico Joce Sampaio
19h30min – Banda Electric Jack
20h30min – Banda Os Fora da Lei
21h30min – Rodrigo Ferrari

18 de Dezembro | Segunda-feira
20h – Show Acústico Três Quartos
21h – Coral Show Canarinhos Garibaldi e Banda “Nos embalos da discoteca”

19 de Dezembro | Terça-feira
20h – Missa Campal 21h – Recital de Natal e Fim de Ano, com Jorge Trevisol e Grupo Musical 20 de Dezembro | Quarta-feira 20h – Banda Destilaria Corleone 21h – Show The Beatles no Acordeon

21 de Dezembro | Quinta-feira
21h – Show Nacional Banda Blitz

De 12 a 21, serão realizados passeios diários de Tim-Tim, a partir das 19h, com saída da Praça Loureiro da Silva*

VEJA TAMBÉM: Construção do Ski Shopping Garibaldi inicia no segundo semestre de 2018

Papai Noel recebe atenciosamente pedidos e cartinhas de crianças (4) - Créditos Gabriele Baruffi

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *