Um Viking para chamar de nosso

Por Natália Zucchi

De Bento Gonçalves para a Irlanda, Fredy Somavila atua na série Vikings

Ex-morador de Bento Gonçalves, Fredy Somavila, 28 anos, faz parte do elenco da quinta temporada da série televisiva Vikings, que estreou no último dia 29 de novembro no canal Fox Premium, no Brasil. Ele começou a atuar como figurante em 2016, nas gravações de quarta temporada. Agora, participa das filmagens da sexta temporada, iniciadas recentemente. “Vikings” é uma produção do canal pago History Chanel. No Brasil, a série é transmitida através do canal NatGeo. As quatro primeiras temporadas também estão disponíveis na Netflix.

fredy 6

Somavila chegou na Irlanda no dia 9 de agosto de 2015 para fazer intercâmbio e aprender a língua inglesa. Em novembro do mesmo ano, recebeu um folder com os dizeres “mande seu currículo, você tem o perfil viking”, entregue por um rapaz que o abordou na rua. Após enviar cinco cartas, foi selecionado para o elenco de figurantes vikings, iniciando as filmagens em fevereiro de 2016.

Fredy alce video

Rotina de um personagem viking

Fredy 2As gravações iniciam cedo pela manhã. Após maquiagem e figurinos prontos, o elenco toma um farto café da manhã irlandês e começa o trabalho que dura muitas vezes o dia inteiro. “Está sendo muito legal participar das gravações, junto com outros fanáticos por vikings como eu. É como estar em outro mundo. Tomara que a série nunca termine”, brinca o bento-gonçalvense.

Somavila, com sua barba ruiva, vestido com roupas de couro e carregando escudos e machados, já participou de gravações em vários locais escolhidos para cenários espalhados pelo interior da Irlanda. As filmagens acontecem em áreas particulares da país. “A região de Wicklow, que sedia o cenário da cidade de Kattegat, é a que mais me encanta. O lago, os barcos e as casas do entorno formam um visual incrível”, relata ele.

Há vários brasileiros na figuração, encenando franceses, saxões, escravos, fazendeiros, indianos e comerciantes. Entre eles, os paulistas Elvis e Hudson de São Paulo e o baiano Thiago, também figurantes vikings, hoje parceiros do ex-morador de Bento Gonçalves.

Fredy alce

Somavila tem recebido propostas para trabalhar em filmes, comercial, clip de banda e também em outras séries, mas segundo ele, a falta de tempo impossibilita mais esses trabalhos. “Mas estou investido na carreira, por que não? É divertido e ainda sou pago para isso”, ressalta.

IMG_1700

received_10153803035515027

LEIA MAIS: Metal na Serra: Lethal Sense e Segregatorum

Experiências

Natural do município de Porto Xavier, há 12 anos morando de Bento Gonçalves, Somavila trabalhava durante o dia na Metalúrgica Celino e, à noite, no Bar do Alce. Atualmente, ele reside em Dublin, capital da Irlanda, onde também trabalha no setor financeiro de uma academia, conciliando com as gravações na série. “Meu chefe é um pai para mim. Ele me libera para as gravações e assim vamos nos ajudando. Vejo como a amizade é tudo nesse mundo”, ressalta.

IMG-20170922-WA0046

IMG_3514

Sua vivência na Europa vai além dos cenários da série. Somavila já morou em Blera, San Giovanni e Monticello Conte Otto, na Itália, durante sete meses, quando pode conhecer várias regiões do país e visitar a Bélgica, a França, a Espanha, além de outras regiões da Irlanda.

“Sinto muita saudade da minha família, dos meus sobrinhos, irmãos e amigos. Ainda não sei quando conseguirei voltar para o Brasil para passar as férias. Quero ver todo mundo. Tenho muita conversa para colocar em dia”.

Fredy alces com cervos

Fredy Somavila em visita ao Phoenix Park, em Dublin, região de muitos cervos, fazendo uma brincadeira com o período em que trabalhou no Bar do Alce, em Bento Gonçalves.

 LEIA MAIS: “Sem idioma a gente não existe no mundo”

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *