Programas de Agroindústria Familiar em Bento

Sabor de BentoO Programa de Agroindústria Familiar no estado do Rio Grande do Sul foi instituído através da Lei Estadual 13.921 de 18/01/2012 e regulamentado pelo Decreto Lei 49.948 de 13/12/2012.

A região da Serra Gaúcha é a que atualmente desponta no cenário estadual com o maior número de agroindústrias familiares inclusas no programa e comercializando seus produtos de forma totalmente formalizada. Isso se deve ao espírito empreendedor das famílias rurais que habitam a região e que, em grande parte, sabem aproveitar as oportunidades que surgem. Sem dúvida alguma o Programa Estadual de Agroindústria Familiar foi e está sendo uma ferramenta que proporciona aos pequenos produtores rurais empreenderem novos negócios.

A região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul abrange 49 municípios. Nesses municípios estão presentes 166 agroindústrias familiares, comercializando produtos de ótima qualidade, que vão desde conservas vegetais, derivados de farinha, embutidos, queijos e tantos outros produtos que são elaborados de maneira artesanal conservando a maneira tradicional que nossos antepassados produziam, mas sempre mantendo a segurança alimentar e a inocuidade dos alimentos.

Há também mais de 200 famílias rurais em processo de desenvolvimento de seus projetos e que em breve estarão atuando no mercado de maneira formal.

Dos 49 municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar, regional Caxias do Sul, o município de Bento Gonçalves é o que desponta no número de empreendimentos. Hoje temos em Bento Gonçalves 33 agroindústrias que são permanentemente acompanhadas pela secretaria municipal da Agricultura, Vigilância Sanitária e Emater.

Esta parceria entre as entidades é reflexo de um projeto piloto a partir da criação do programa municipal de agroindústria familiar, sendo único município do Rio Grande do Sul a possuir um programa específico para essa atividade, instituído a partir da Lei municipal n° 5553, de 26/02/2013 e regulamentado pelo Decreto n° 8458, de 28/03/2014.

Os frutos desse trabalho podem ser identificados através do selo Sabor de Bento, marca própria que exalta a originalidade, característica e a qualidade de seus produtos.

A parceria entre os responsáveis pela Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal da Agricultura (Serviço de Inspeção Municipal) e Emater/RS-Ascar/BG, que operacionalizam os Programas Estadual e Municipal de Agroindústria Familiar, têm incentivado a consolidação do programa e, mais do que isso, através da orientação prestada aos empreendedores, as agroindústrias estão evoluindo e oferecendo produtos de ótima qualidade aos consumidores.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *