Festa de São Roque e São Gotardo

Evento ocorre no dia 13 de agosto, no bairro São Roque

Com o tema “Peregrinando ao Encontro do Irmão”, a Festa do São Roque e São Gotardo acontecerá no domingo, dia 13 de agosto, Dia dos Pais, na Paróquia São Roque de Bento Gonçalves, localizada no Bairro São Roque. Às 10 horas inicia a procissão, seguida pela missa. Após, almoço no Salão Paroquial São Roque. Será servido sopa de capeletti, pien, lesso, maionese, leitão, galeto, churrasco de gado, saladas e pão, além das bebidas refrigerante, vinho e água. O valor do almoço é R$ 45.

No dia 16 de agosto, quarta-feira, haverá ainda celebrações ao Dia de São Roque, com missa dos doentes às 15 horas, mais missa votiva às 19 horas. No dia 22 de setembro acontece a tradicional feijoada.

A Festa é antecedida pelo tríduo, com missas especiais nos dias 10, 11 e 12 de agosto. Nos dois primeiros dias do tríduo, a programação inicia às 19 horas e no terceiro dia, às 18 horas. Neste ano, a temática da festa resgata a peregrinação como ato de amor e caridade ao próximo.

Segundo a festeira Maria Inês Sgarioni Moro, o tema lembra a história de Maria, mãe de Jesus, peregrina da história católica ao ir visitar e amparar sua prima. “A peregrinação sempre foi constante na vida dos santos e das pessoas devotas a eles. É um ato de solidariedade e carinho com o próximo. Saímos de nós mesmos para ouvir e ajudar o outro”, salienta.

São Roque: abdicação da riqueza e peregrinação

São Roque nasceu por volta do século 13, em Montpellier, na França, sendo também conhecido como Roque de Montpellier. Em seu peito, havia uma marca em forma de cruz e na cor vermelha. Ele era de família nobre, distinta e abastada e acabou herdando a fortuna da família ao ficar órfão entre seus 15 e 20 anos. Por querer viver na simplicidade como Jesus Cristo, abriu mão de sua fortuna e a entregou a seu tio.

Peregrinou durante sua vida pelos países vizinhos da França, na Europa, indo até Roma e chegando lá, ficou um período rezando sob o túmulo do apóstolo Pedro, sendo conhecido por salvar vidas em hospitais e comunidades da Itália, fazendo o sinal da cruz sob as suas testas. Por isso, São Roque é invocado como padroeiro dos inválidos, dos cirurgiões e também do gado.

image description

No Brasil, na cidade de São Roque, interior de São Paulo, encontra-se a principal Igreja consagrada ao Santo. Nela, encontra-se uma relíquia do santo, uma parte de seu braço. O túmulo de São Roque, está na cidade de Veneza, na Itália.

Melhorias na estrutura sonora

Este ano, uma rifa no valor de R$ 10 ao nú- mero está sendo oferecida nas paroquias da cidade, estabelecimentos comercias e com os festeiros. Ela também estará disponível durante a Festa. O sorteio será dia sete de outubro, através da Loteria Federal. Os prêmios serão uma moto Honda CG 160, TV LCD 32 polegadas, notebook, forno elétrico e fritadeira elétrica. Com o valor arrecado, serão feitas melhorias na estrutura sonora interna da igreja de São Roque. Mais informações com Mauro Marcos Moro, pelo número (54) 98401.5435.

Organizadores do evento

A Festa de São Roque e São Gotardo conta com os padres Álvaro Luiz Pinzetta, Daniel D’Agnoluzzo Zatti e Valdir Thums e com os festeiros Altair Toniolo e Maristela Passala Toniolo, Cedenir Postal e Rosane Greselle Postal, Darci Stain e Maria Roselli Stein, Maikel Missiaggia e Michele Missiaggia, Mauro Morcos Moro e Maria Inês Sgarioni Moro. Conta ainda com os Festeirinhos Bianca Toniolo, Fabiana Postal, Eliane Postal, Andrigo Stein, Laura Stein, Mariana Missiaggia, Mateus Missiaggia e Vitória Moro.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *