Biblioteca Pública Castro Alves recebe premiação de Biblioteca do Ano

Evento contemplou profissionais que promovem e desenvolvem projetos de incentivo à leitura

Biblio_Castro_AlvesA Biblioteca Pública Municipal Castro Alves recebeu a premiação de Biblioteca do Ano na noite dessa terça-feira, 25, pela Câmara Rio-Grandense do Livro. A celebração contemplou profissionais e organizações que promovem a leitura no Rio Grande do Sul.

O secretário Municipal de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, a bibliotecária Eunice Pigozzo e as funcionárias Marlene Gabbardo Barbosa e Salete Cibulski receberam o reconhecimento das ações. “É algo gratificante, pois percebemos que uma biblioteca pública faz toda diferença para a comunidade que pode contar com um espaço de estudo, realização de trabalhos de aula e a prática da leitura, por exemplo. A premiação coroou os profissionais que desempenharam um papel fundamental durante esses 77 anos de existência”, destaca Eunice.

O espaço literário realiza seis projetos ao longo do ano: Feira do Livro, Projeto Protagonistas da Palavra, Balaio da Saúde Literária – disponibilização de livros, revistas e gibis às unidades básicas de saúde, Contação de Histórias, Projeto Leitura em Movimento – troca de livros, e Oficinas Temáticas.

Soares destaca a importância da leitura e os projetos desenvolvidos pela Biblioteca. “Em tempos de novas tecnologias que ocupam cada vez mais a vida das pessoas, o livro também faz parte do cotidiano, quando se pensa em conhecimento, entretenimento e desenvolvimento social. Bento Gonçalves tem feito o seu papel, no sentido em que realiza uma das melhores Feiras do Livro do interior do Estado e é um dos poucos municípios que tem a oportunidade de realizar duas feiras – literatura infantil e geral. Em 2017, temos trabalhado em vários projetos, como a Semana do Livro, e vamos continuar focados em resgatar e fortalecer o hábito da leitura”, frisa.

A Biblioteca Pública Castro Alves conta com um acervo de cerca de 33.500 obras catalogadas. O acervo está informatizado e disponível pela internet para consultas, reservas de livros e renovações dos empréstimos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *