Ovelha Café: grãos de café especiais, literatura e charme em Bento Gonçalves

ovelha cafe 2Quem gosta de café vai adorar a novidade: no próximo dia 14, às 10 horas, inaugura em Bento Gonçalves o Ovelha Café, da jovem empreendedora Bruna Bello. A cafeteria, com proposta literária e gastronômica, fica situada na parte térrea de uma residência de alvenaria construída em 1920, na esquina da rua Agnaldo da Silva Leal com a travessa Manaus, no bairro Cidade Alta.

Bruna procurou referências nos anos 40 a 60 e aplicou diversos elementos e mobílias restauradas para dar ao ambiente um toque retrô. “Sempre tive vontade de abrir um pub, um café, um espaço cultural em Bento. Em outubro do ano passado percebi que o momento tinha chegado quando vi a placa de “aluga-se” nessa casa. O nome eu já tinha bem claro na minha mente, seria Ovelha, porque minha família até hoje me chama de “ovelha negra” devido aos meus gostos peculiares e minha paixão por livros. Sem contar que eu adoro ovelhas e as relaciono muito bem com café. A lã e o próprio desenho dela trazem aconchego. Queria que o ambiente fosse acolhedor, literário e ao mesmo tempo vintage, com ar de nostalgia. Para mim, o café também é nostálgico”, revela Bruna.

Bruna belloInicialmente serão quatro grãos diferentes disponíveis: Moka de origem Alta Mogiana/São Paulo, Topázio Amarelo de origem Chapadão de Ferro/Minas Gereais, Catuaí Vermelho de origem Santa Maria de Jetibá/Espírito Santo e o Bourbon Amarelo de origem Cerrado Mineiro. São quatro formas de preparação para cada grão, ampliando uma gama de 16 aromas e sabores disponíveis no cardápio, cada um apelidado carinhosamente com o nome de um personagem, livro ou ator de literaturas. Cafés com leite integral, desnatado e sem lactose também estão no menu.

Além deles, o caseiro e gostoso café passado no pano será a opção mais econômica para quem busca simplicidade. Haverá ainda opções de cafés doces e alcoólicos, brownie, cookies, torta e sanduíches com quatro opções de pão também serão feitos na confeitaria própria. O interior da cafeteria segue a linha retrô na decoração e mobília e abrigará livros e histórias em suas prateleiras e mesas, sendo também possível locar os exemplares.

Na decoração do ambiente, rádios antigos, máquina de escrever, luminárias resgatadas em antiquários e cadeiras personalizadas. As xícaras, de porcelana, estampam bordados exclusivos do Ovelha. Além do charme, elas ajudam a manter a temperatura ideal da bebida. Investindo na arte da cidade, o local disponibilizará espaço para exposições transitórias de artistas locais. As primeiras, já a partir do dia 14, serão de Bruna Maria e Diogo Carlet.

ovelha cafeMuitos livros estarão dispostos no ambiente entre obras do acervo da proprietária e de seu marido Tom Miele e outras doadas por amigos do casal. A troca de livros entre os clientes e a possibilidade de retirar os exemplares fixos do Ovelha também faz parte da proposta. “Será um espaço para a convivência de todas as gerações e idades. Haverá saraus, grupos de discussões e teatros. O empreendimento contará ainda com um espaço infantil para atender a garotada mais nova”, ressalta Bruna

O Ovelha Café estará em funcionamento de terças a sextas-feiras, das 10 às 20 horas, aos sábados, das 8h30 às 18 horas e aos domingos, das 14 às 18 horas, com brunch especial pela manhã (café da manhã americano com panquecas ao molho canadense Maple Syrup, que também será produzido pelo empreendimento) mais café ou suco de laranja.

ovelhaCom atendimento personalizado, Bruna e seus colaboradores têm a missão de apresentar as características de cada café para o cliente, numa conversa ao pé da mesa. Para aqueles que querem se aprofundar, o Ovelha realizará workshops e degustações para grupos fechados, que também podem ser agendados previamente. “Minha ideia é apresentar aos clientes cafés de qualidade, para que a bebida possa ser apreciada e esse hábito possa ser cultivado de maneira saudável”, ressalta.

Se o cliente não quiser beber o café na hora, a Ovelha terá copos personalizado da própria marca, no estilo Starbucks, para o transporte da bebida. Água fresca gratuita disponível para todos os clientes também será como um dos pontos diferenciais do Ovelha Café. O local também terá um espaço para a venda de produtos personalizados da Ovelha e souveniers, como almofadas, camisetas e canecas, entre outros.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *