Eventos ciclísticos de 100 e 200 quilômetros acontecem em Bento Gonçalves e região
Por Natália Zucchi
Bento Gonçalves sediará pela primeira vez o evento ciclístico Audax – modalidade não competitiva e de longa distância, no domingo, dia 19 de fevereiro. O evento será de 200 quilômetros entre os municípios de Garibaldi, Bento Gonçalves, Nova Roma do Sul e Farroupilha, percorridos em 13 horas e 30 minutos por ciclistas experientes, que vão testar os limites de corpo e mente em um trajeto de altimetria elevada, com muitas subidas e morros. Em paralelo ao Audax, acontecerá também o Desafio 100, sendo 100 quilômetros de trajeto. A previsão é de que os eventos reúnam cerca de 300 ciclistas de vários municípios da região Sul do Brasil.
Terra da Uva e do Vinho
O evento, intitulado Audax 200 & Desafio 100 – Terra da Uva e do Vinho, é promovido pelo Clube Bento Ciclismo de Bento Gonçalves. A concentração ocorre a partir das 5 horas no Hotel Villa Michelon, no Vale dos Vinhedos, onde também acontecerá a largada, programada para às 6 horas. As inscri- ções estarão abertas até 10 de fevereiro, através do site do Clube Bento Ciclismo.
Neste evento, os ciclistas passam por Bento Gonçalves, Barracão, Caminhos de Pedra e Nova Roma do Sul. Em seguida retornam ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, passam pela Rota do Sol até o Trevo da empresa Frasle, em Caxias do Sul, e seguem para Mato Perso e Rodoviária de Farroupilha. Através da VRS 313, os ciclistas pedalam em direção a Garibaldi, via Borghetto, e retornam ao Hotel Villa Michelon.
Já o Desafio 100km, trajeto um pouco mais plano e indicado para iniciantes, é percorrido em rota similar, excluindo Nova Roma do Sul e Mato Perso. Em alguns pontos do trajeto, a velocidade pode chegar a setenta quilômetros por hora. Segundo a organização, as estradas foram escolhidas conforme as condições estruturais que se encontram, priorizando as de melhor tráfego.
Cicloturismo
“Escolhemos trechos turísticos que mostram as belezas da região. É uma forma de divulgarmos nossas paisagens. Muitas pessoas que participam desses eventos, voltam com a família para conhecer as cidades. Isso movimenta o turismo, movimenta a economia e é satisfatório para quem está visitando”, ressalta o representante comercial Marciano Antônio Fontana, ciclista e responsável pelo Clube Bento Ciclismo.
Ao longo do percurso, os ciclistas contarão com pontos de apoio para hidratação e alimentação, além de cinco pontos de controle. “A pessoa tem que saber os limites do próprio corpo. As provas de Audax são um desafio particular, um desafio para o corpo e a mente. Em longas distâncias, que duram 70 horas, por exemplo, não dormimos. Então, se a mente disser para o corpo que ainda é possível manter a atividade, o ciclista vai continuar, mesmo cansado. É um desafio psicológico e que depende da vontade de cada participante”, destaca Fontana.
Pausas
O ciclista tem autonomia para organizar o tempo do seu passeio, conforme suas necessidades. Durante o trajeto, o ciclista também pode optar por pausas para descanso e alimentação. Conforme as dicas do ciclista Rodrigo Rubbo, é importante que as pausas não durem mais que 30 minutos, para não desacelerar demais a atividade física.
É necessário que os participantes utilizem adequadamente os equipamentos de segurança, pois trata-se de um trajeto em rodovias. O capacete é obrigatório, além do uso do farol dianteiro e sinaleira traseira na cor vermelha, equipamentos que auxiliam na identificação dos ciclistas. O participante também deve estar preparado para fazer a manutenção da bicicleta na ocorrência de contratempos. Por isso, é indicado o uso de uma pequena mochila com equipamentos básicos, como ferramentas, remendos, câmara e pneu reserva. No caso de falhas mecânicas na bicicleta, a organização realiza o resgate do ciclista.
Audax Club Parisien
Criado em novembro de 2015, o Bento Ciclismo é um clube sem fins lucrativos, formado por ciclistas amadores, com objetivo de promover e incentivar o ciclo turismo e o ciclismo de longa distância na região da Serra Gaúcha. Vinculado ao Audax Club Parisien (ACP) e ao Randonneurs Brasil, o clube está habilitado a organizar os “Brevets Randonneurs Mondiaux” (BRM) de 200, 300, 400, 600 e 1000 km, que preparam os ciclistas para provas com distâncias maiores por outras regiões e países. A prova mais antiga, reconhecida mundialmente, é a Paris-Brest-Paris, que ocorre a cada quatro anos na Fran- ça e reúne cerca de 5.000 ciclistas para o trajeto de 1230 km em até 90 horas.
Leia outras reportagens na edição digital nº 187 do jornal Integração da Serra, também disponível para download
Deixe uma resposta
Escreva um comentárioSinta-se livre para contribuir