maestro1

Memórias de um Maestro: Alves Rossatto: 50 anos de estrada

Maestro Alves Rossatto

“Fuimaestro2 empossado como maestro da  Banda Municipal em 15 de março de 1966, em cerimônia oficial na sede da banda, no distrito de Faria Lemos. São mais de 50 anos.

O ano de 1967 foi de inúmeras atividades, entre elas participar da 1ª Fenavinho, festa que nos orgulha muito até hoje. Posteriormente, a banda apresentou-se nas demais Fenavinho, assim como nas festas religiosas e eventos oficiais da cidade e região.

Hoje, a banda ainda lembra, com muita saudade, os acontecimentos inesquecíveis dessas Fenavinho, quando recebia Presidentes da República, Governadores, Prefeitos, autoridades e visitantes de todo o Brasil. No interior dos pavilhões a banda se posicionava no palco, abria o som de seus instrumentos em clima de muita alegria, com marchinhas carnavalescas. Todos se divertiam, eram jovens, crianças e adultos, sem distinção de raça e idade, a festa era para todos.

maestro1Horas depois, ao anoitecer, a banda se deslocava para o centro da cidade e lá, entre as velhas pipas de vinho encanado, dava início a um grande carnaval de rua, na Marechal Deodoro. Milhares de pessoas, vindas do país inteiro, compartilhavam dessa alegria. Estes são alguns fatos inesquecíveis que, através de nossos arquivos, podemos lembrar.

Hoje, infelizmente, as coisas mudaram muito. Já mudaram as Fenavinho, já mudaram os carnavais, mudaram as administrações e sua forma de governar, e muitas outras coisas… Mas, com certeza, não mudou a persistência e a grande luta pela sobrevivência de nossa tradicional e centenária Banda Municipal, composta por músicos e maestro extremamente dedicados.

Parabenizamos a todos os prefeitos que, ao longo de 133 anos, com muita seriedade e compromisso, sempre souberam preservar e honrar seus ideais, com intuito de promover o próprio sentimento artístico e cultural de seus munícipes.

A Banda vai continuar, mas precisamos urgentemente de uma análise da sua situação, com propostas sérias, mais valorização e respeito. Pensem nisso.”

Obs.: A primeira banda de Bento Gonçalves, “José Verdi”, foi fundada em 1884 pelo engenheiro Joaquim Rodrigues Antunes.

0 respostas

Deixe uma resposta

Escreva um comentário
Sinta-se livre para contribuir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *